Inicial > Saúde > Notícias > Em reunião da comunidade, ESF Roberto...

Secretaria de Município da Saúde

30/08/2017

Em reunião da comunidade, ESF Roberto Binato apresenta trabalho desenvolvido e esclarece dúvidas


Encontro reuniu usuários e profissionais da ESF Roberto Binato (Foto: Deise Fachin)

Evento contou com a participação de moradores das vilas Prado, Caramelo e Jóquei Clube, que pertencem à Unidade de Saúde

 

Estreitar os vínculos e buscar a aproximação com a comunidade são os principais objetivos de uma Estratégia Saúde da Família (ESF). E foi com esses propósitos que a ESF Roberto Binato, na Vila Caramelo, promoveu, nesta quarta-feira (30), o evento “Reunião com a Comunidade”. A atividade foi realizada durante a tarde, no DTCE Marcas do Pampa, ao lado da Unidade de Saúde.

O evento contou com a participação de cerca de 16 usuários das vilas Prado, Caramelo e Jóquei Clube. Os profissionais da Unidade de Saúde apresentaram à comunidade como se classifica uma Estratégia Saúde Família, como se dá o funcionamento da Roberto Binato, quem são as equipes que atuam no local (a unidade conta com duas equipes de Saúde da Família, a 12 e a 13), em que casos a população deve procurar o serviço, bem como os horários de atendimento e os serviços ofertados.

Ainda, a equipe explicou a Classificação de Risco, protocolo que é seguido para os atendimentos e que define as prioridades, bem como detalhou o processo de Planificação da Atenção Primária à Saúde pelo qual a ESF vem passando desde 2015. Na oportunidade, a equipe também “abriu” a caixa de sugestões da unidade, onde são depositadas os elogios, reclamações e sugestões da comunidade com relação aos serviços oferecidos.

“É uma obrigação da equipe da ESF dar esse retorno para a comunidade, estabelecer vínculos com eles e, também, ouvi-los para saber onde precisamos melhorar. Esse é um encontro que precisa ser feito, para qualificar e melhorar os nossos processos de trabalho”, explica a enfermeira coordenadora da equipe 12 da unidade, Camila Lazzarotto Gularte.

Durante a reunião, a comunidade também pode esclarecer suas dúvidas relativas a Unidade de Saúde. Os questionamentos foram respondidos pelas profissionais e pela equipe da gestão da Secretaria de Saúde. A dona de casa Terezinha Pinto, 63 anos, é uma das moradoras da região atendida pela ESF. Ela conta que fez questão de participar do encontro para se informar sobre a Unidade de Saúde e estar próxima da equipe que atua no local.

“A gente vem para ouvir e trocar ideias. É importante para nos informamos sobre o que acontece na unidade, até para podermos passar para as outras pessoas da família. E, claro, para dar apoio para os profissionais, eles também precisam, não podemos só cobrar e não ajudar”, comentou ela.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial