Inicial > Saúde > Notícias > Ações de prevenção e conscientização marcam...

Secretaria de Município da Saúde

29/08/2017 29/08/2017 16h12m

Ações de prevenção e conscientização marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo em Santa Maria


Grupo percorreu a Praça Saldanha Marinho e repassou informações e esclareceu dúvidas de quem esteve pelo local (Foto: Deise Fachin)

Integrantes do Programa de Combate ao Tabagismo fizeram a distribuição de material informativo sobre os impactos gerados pelo tabaco

 

Engajada em informar a população, a Prefeitura de Santa Maria realizou, nesta terça-feira (29), uma ação de conscientização e prevenção contra o tabagismo na Praça Saldanha Marinho. A atividade – alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo – reuniu diferentes profissionais vinculados ao Programa de Controle do Tabagismo, da Secretaria de Saúde do Município.

A ação iniciou às 9h e seguirá até as 17h desta terça-feira. Conforme a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Evanir Parcianello, a ação contou com a distribuição de material informativo sobre os impactos gerados pelo tabaco, além de esclarecimentos. Segundo ela, muitas pessoas que pretendem parar de fumar acabando tendo muitas dúvidas, entre as quais, onde é possível fazer tratamento, como ele é feito, as principais dificuldades enfrentadas, entre outras.

Ainda de acordo com Evanir, também foram apresentadas à população, durante a ação, os malefícios causados à saúde em função dos derivados do tabaco, como o cigarro eletrônico, o narguilé, charutos, entre outros, que acarretam prejuízos nas mesmas proporções de um cigarro normal. Conforme a coordenadora, atualmente, um terço da população mundial é fumante.

“Ações como essas nos ajudam a falar sobre o tabagismo como um problema de Saúde pública. Por ser uma droga lícita, as pessoas não percebem o tabagismo como doença e não demonstram preocupação em parar de fumar enquanto a doença não se manifesta. Mas é algo que precisa ser discutido e tratado”, comenta Evanir.

A ação contou com a participação das coordenadoras do Programa e enfermeiras do Município, além de integrantes da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), da Enfermagem da Fisma, do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Residência em Atenção Clínica Especializada em Infectologia e Neurologia da Unifra e da Residência Multiprofissional da UFSM.

MUNICÍPIO CONTA COM GRUPO DE TRATAMENTO

Em funcionamento desde 2004, Santa Maria conta com um grupo de tratamento e combate ao tabagismo. O grupo é desenvolvido nos moldes estabelecidos pelo Ministério da Saúde, em que é feita uma avaliação clínica do usuário, depois são realizados quatro encontros iniciais, onde são trabalhadas temáticas específicas relacionadas ao que a pessoa enfrenta após parar de fumar, e, posteriormente, é feito o tratamento de manutenção. Hoje, cerca de 100 pacientes estão em tratamento em Santa Maria.

Os encontros e tratamentos disponibilizados são realizados na Policlínica Central José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752). Quem deseja parar de fumar e quer participar do grupo pode procurar o local nas segundas-feiras, das 14h às 16h30min, período em que é feito o cadastro de novos usuários.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial