Inicial > Saúde > Notícias > Seminário sobre aleitamento materno reúne profissionais...

Secretaria de Município da Saúde

23/08/2017 23/08/2017 12h20m

Seminário sobre aleitamento materno reúne profissionais da Saúde de Santa Maria e da Região Central


Atividade está sendo realizada no auditório do Instituto Metodista Centenário (Foto: João Vilnei)

Encontro, que integra a programação do Agosto Dourado, conta com mesa redonda, relatos de experiências e dinâmicas

 

Mais de 80 pessoas estão reunidas, durante esta quarta-feira (23), para discutir um tema que, não raras vezes, é assunto em muitos lares brasileiros: a amamentação. Incluído na programação do Agosto Dourado – mês destinado para incentivar o aleitamento materno – um seminário está debatendo o assunto em Santa Maria, no auditório do Instituto Metodista Centenário.

Com o tema “Proteger a Amamentação: Construindo Alianças sem Conflitos de Interesse”, o evento é promovido pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), com apoio da Prefeitura Municipal, e reúne profissionais das Unidades de Saúde de Santa Maria, além de acadêmicos, residentes e representantes de cidades da Região Central.

A atividade iniciou na manhã desta quarta, com uma roda de conversa que contou com a participação de dentista, fonoaudióloga, médica obstetra, psicóloga, enfermeira e nutricionista. Durante o debate, as profissionais apresentaram aspectos de suas áreas de atuação relacionados à amamentação, como a questão do aleitamento materno para o vínculo entre a mãe e o bebê, os benefícios da amamentação logo no pós-parto, a importância para o desenvolvimento da criança, a relação com a saúde bucal, entre outras questões.

“A amamentação é um assunto que já é bastante discutido e que pode parecer óbvio, mas não é. Parece ser algo natural, mas não é. As campanhas mostram apenas o lado bonito da amamentação, mas precisamos desmistificar e mostrar a realidade. Também é muito importante que haja, no entorno da mulher, uma rede de apoio, que possa incentivá-la a dar continuidade a este ato”, explica a coordenadora da Política da Saúde da Mulher e da Criança, Vanessa Preigschadt Martins.

De acordo com a pediatra da 4ª CRS, Maclaine de Oliveira Roos, responsável por diferentes programas de promoção à Saúde, como o Primeira Infância Melhor (PIM) e o Programa Saúde na Escola, a intenção do seminário é incentivar a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno. Ela explica que é necessário que toda a comunidade – do parceiro à vizinha e ao profissional de Saúde, por exemplo – ofereça apoio à mãe, para que a amamentação possa ser realizada.

“O aleitamento materno precisa ser incentivado. Existem pesquisas que mostram que os indicadores da amamentação ainda estão muito baixos. É um longo caminho, que precisa ser incentivado. Quanto mais ações de visibilidade para esse tema, mais chances de sucesso teremos”, reforça Maclaine.

Além da roda de conversa, outras ações estão previstas para o seminário. Durante a tarde, será realizado um relato de experiências exitosas de rede de apoio à amamentação, a partir da vivência das profissionais. Também está prevista uma dinâmica, relacionada à pratica do aleitamento materno.

BENEFÍCIOS

A intenção dos eventos destinados ao tema é incentivar a amamentação exclusiva do bebê até os seis meses de idade. O leite materno reflete em diversos benefícios para a criança, entre os quais, o auxílio ao desenvolvimento, na parte oral do bebê, fortalece o vínculo com a mãe (definindo, assim, características psicológicas), além de ser importante na parte imunológica (ajudando a prevenir doenças e reduzindo os riscos de doenças crônicas, como hipertensão, diabete e obesidade).

DEZ PASSOS PARA O SUCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO*

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço

2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma

3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação

4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto

5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos

6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica

7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia

8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda

9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas

10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar

 

*Fonte: Unicef Brasil

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial