Inicial > Saúde > Notícias > Gestantes atendidas na UBS Oneyde de...

Secretaria de Município da Saúde

22/08/2017 22/08/2017 16h49m

Gestantes atendidas na UBS Oneyde de Carvalho participam de encontro com foco na amamentação


Cerca de 10 gestantes acompanharam as atividades na tarde desta terça-feira (Foto: Deise Fachin)

Ação incluiu roda de conversa e oficinas e foi realizada no salão da Igreja Santa Terezinha, no Bairro Lorenzi

Legenda: Cerca de 10 gestantes acompanharam as atividades na tarde desta terça-feira (Foto: Deise Fachin)

 

A tarde desta terça-feira (22) foi de orientações para um grupo de gestantes da Região Sul de Santa Maria. Cerca de 10 grávidas que estão em acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Oneyde de Carvalho participaram de uma atividade com foco na amamentação. A ação foi realizada no salão da Igreja Santa Terezinha, no Bairro Lorenzi.

A atividade foi promovida pela Prefeitura, por meio da Política de Saúde da Mulher e da Criança, em parceria com a equipe da UBS e os agentes de Saúde, com a Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com residentes da Fisma e da Unifra e com a Pastoral de Saúde da Criança. O encontro contempla também a programação do mês da amamentação no Município.

Durante a tarde, as gestantes participaram de uma roda de conversa, em que puderam esclarecer diferentes dúvidas relacionadas à amamentação, como a produção de leite, a quantidade adequada a ser ingerida pelo bebê, a maneira mais confortável para amamentar, entre outras informações. A conversa foi orientada por diferentes profissionais, entre as quais enfermeiras, nutricionistas, fonoaudióloga, fisioterapeuta e dentistas, que respondiam aos questionamentos das futuras mamães.

"Nosso intuito é conversar com essas mães e incentivar a amamentação exclusiva do bebê até os seis meses. Além disso, a Saúde se faz no território, então, também temos a intenção de fortalecer o vínculo entre os profissionais e deles com a comunidade", explica a enfermeira residente da Política de Saúde da Mulher e da Criança, Daniela Dal Forno Kinalski.

Conforme a enfermeira da UBS Oneyde de Carvalho, Laura Taís Loureiro Simas, além de aproximar a Unidade de Saúde da comunidade, a intenção de promover essas atividades é também proporcionar outro ambiente às futuras mães e estimular a troca de experiências entre elas.

"Com essas ações, nós saímos com essas gestantes para fora da unidade, fugimos daquele ambiente apenas da consulta, para nos aproximarmos da comunidade. E elas aproveitam o momento para trocar informações entre elas, porque a dúvida de uma acaba sendo a da outra também", ressalta Laura.

Além da atividade de orientação às mães, a atividade desta terça-feira também foi de prática para as gestantes. Elas participaram de duas oficinas: uma de confecção de sling (tecido com amarração específica para carregar o bebê) e de shantala (massagem).

Quem participou das conversas e das oficinas, aprovou a iniciativa. É o caso da moradora do Bairro Passo das Tropas, Dirlene Pereira da Matilde, 37 anos. Grávida de cinco meses de Vidah, Dirlene conta que, quando foi mãe pela primeira vez, aos 15 anos, não teve acesso a esse tipo de informação. Agora, fez questão de participar e levou a filha, Aiana, de 16 anos, que também está grávida, para aprender mais sobre os cuidados com a amamentação.

“Quanto eu tive meu primeiro filho, eu não sabia nada. Então é importante a gente vir, ver coisas novas e também incentivar a minha filha, que vai ter o seu primeiro bebê, a aprender também”, destaca.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial