Secretaria de Município da Saúde

22/08/2017 22/08/2017 13h17m

ESF Roberto Binato promove vacinação contra HPV e Meningite no Colégio Militar de Santa Maria


ESF realizou o terceiro ciclo de imunização no colégio na manhã desta terça-feira (Foto: Deise Fachin)

Unidade de Saúde esteve na instituição em três oportunidades, totalizando 250 doses aplicadas

 

Preocupada em ampliar a cobertura de adolescentes imunizados no Município, a Prefeitura segue o cronograma de vacinação contra o HPV e o reforço da Meningite nas escolas da cidade. Nesta terça-feira (22), foi a vez dos estudantes do Colégio Militar de Santa Maria receberem as doses das vacinas.

A imunização na escola começou logo no início da manhã, e se estendeu até o meio-dia, realizada pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Roberto Binato. Conforme a técnica em enfermagem da unidade e uma das responsáveis pela aplicação das doses, Liane Cichero, como a instituição de ensino conta com um grande número de alunos, a equipe precisou realizar três ciclos de vacinação, sendo que o último foi encerrado nesta manhã. De acordo com Liane, 250 doses foram aplicadas, entre as três fases, totalizando 168 alunos vacinados no Colégio Militar. Desse número, foram 99 doses aplicadas de HPV e 151 doses contra a meningite.

Além do Colégio Militar, a ESF Roberto Binato também já realizou vacinação em outras instituições no território da unidade, entre elas, as escolas municipais Altina Teixeira, Martinho Lutero e Irmão Quintino, com o objetivo de intensificar as doses da vacina junto aos adolescentes.

“Nossa ideia é criar um vínculo entre a unidade e as escolas próximas e promover o acesso à Saúde a nossa comunidade”, explica Liane.

Uma fila de estudantes se formou na manhã desta terça, no Colégio Militar, para aplicação das doses. Entre quem recebeu a vacina, estava a estudante do 9º ano, Fernanda Ayres, que fez questão de ser imunizada contra a meningite.

“Eu acho bem importante esse cuidado com a Saúde, principalmente quanto a escola nos possibilita. Então, temos que aproveitar mesmo”, contou ela.

Somente são vacinados os estudantes que entregam a autorização dos pais. A vacina do HPV é destinada para meninos, com idade entre 11 anos e 14 anos, 11 meses e 29 dias, e meninas, entre os 9 e os 14 anos, 11 meses e 29 dias. Recentemente, ela também foi estendida até os 26 anos, com aplicação até setembro, conforme estoque de doses. Já a vacina contra a meningite é aplicada aos três, aos cinco e aos 12  meses. Além disso, há o reforço para o adolescente entre os 12 anos e os 13 anos, 11 meses e 29 dias.

SEMANA DE ATUALIZAÇÃO VACINAL

Até a próxima sexta-feira (25), as Unidades de Saúde de Santa Maria estarão intensificando a vacinação para crianças e adolescentes. Nesses dias, os postos estarão disponibilizando diversas vacinas do calendário, entre elas, a Hepatite B, HPV, Meningocócica C, Dupla Adulto, Tríplice Viral e Febre Amarela.

Durante o período, o público-alvo que tiver com alguma das doses em falta, pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima e garantir a imunização. A iniciativa é uma forma de atualizar as carteiras de vacinas de crianças e adolescentes e ampliar a cobertura.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial