Secretaria de Município da Saúde

19/08/2017 19/08/2017 15h08m

Sorria Santa Maria: além de atendimentos odontológicos, Centro oferece outros serviços à população


Das oito pessoas que participam das reuniões da Política de Combate ao Tabagismo, sete já abandonaram o tabaco (Fotos: Deise Fachin)

Grupo antitabagismo se reúne no Centro de Especialidades Odontológicas, que também disponibiliza orientações sobre alimentação saudável

 

Este sábado (19) foi de mais uma edição do projeto “Sorria Santa Maria”, o Fila Zero da Odonto. Com o objetivo de ampliar o atendimento odontológico no Município, a equipe de Política de Saúde Bucal tinha agendado 54 pacientes para serem atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), entre retornos e novos agendamentos. Valorizando o esforço dos servidores da Odonto em promover um atendimento sério e qualificado à população, o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello, foram até a unidade para reforçar o comprometimento da Administração com a população de Santa Maria.

“Os atendimentos na Odontologia estão ótimos. Cada vez mais a pessoas nos procuram e estamos dando os encaminhamentos, com novos projetos para o Fila Zero da Odonto”, ressaltou a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patrícia Campagnol.

Mas, além do atendimento odontológico proporcionado aos cidadãos, o CEO oferece outros serviços que, também, estão tendo resultado positivos para a população e, consequentemente, para a Saúde. No local é oferecido um grupo de ajuda para que fumantes larguem o tabaco. O resultado inicial já impressiona a Política de Combate ao Tabagismo de Santa Maria. Das oito pessoas que iniciaram no grupo, sete já conseguiram parar de fumar.

“É uma grande mudança de hábito, mas os resultados são bastante significativos. Estou muito contente, porque as reuniões me ajudaram muito neste processo de deixar o cigarro”, conta Adriana Trarbach, 48 anos, e que fumou por 26 anos.

A coordenadora da Política, Evanir Melo, lembra que o trabalho é desenvolvido por uma metodologia indicada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), sendo os profissionais capacitados para atuarem na área.

“Estamos tendo ótimos resultados. É uma grande iniciativa que estas pessoas dão em suas vidas. Grandes mudanças”, finalizou Evanir.

Também no CEO, nutricionistas aproveitam, enquanto os pacientes não são atendidos, para orientar sobre alimentações saudáveis. No local, as nutricionistas Alana Favaretto e Laura Kretzmann conversavam com a população, explicando a diferença entre os alimentos, principalmente os in natura, processados e ultraprocessados.

“É mais uma conversa que fazemos, mostrando as diferenças e incentivando as pessoas a consumirem alimentos mais saudáveis”, disse Alana.

O projeto “Sorria Santa Maria” começou em abril e tem edições duas vezes ao mês. Os atendimentos são realizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Avenida Borges de Medeiros, 804. Caso algum paciente pré-agendado não possa comparecer à consulta, ele deve entrar em contato com o CEO, pelo telefone (55) 3921-1093, para realizar novo agendamento.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial