Inicial > Saúde > Notícias > Estratégia Saúde da Família Maringá promove,...

Secretaria de Município da Saúde

18/08/2017

Estratégia Saúde da Família Maringá promove, neste sábado, mutirão de vacinas para a comunidade


Qualquer pessoa da região poderá procurar a unidade para receber as vacinas (Foto: Arquivo/ Deise Fachin)

Unidade estará aberta durante a manhã e a tarde e disponibilizará cerca de 20 vacinas de rotina

 

A comunidade da Região Leste de Santa Maria terá uma oportunidade a mais para o cuidado com a Saúde. É que a Prefeitura promove, neste sábado (19), um mutirão de vacinas na Estratégia Saúde da Família (ESF) Maringá. A vacinação será realizada das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Conforme a enfermeira responsável pela unidade, Sharon da Silva Martins, a ideia partiu de uma necessidade da região, onde a cobertura vacinal é baixa. Assim, a equipe da ESF decidiu promover o mutirão no sábado, para que mais pessoas tenham acesso à imunização. Segundo Sharon, serão disponibilizadas todas as vacinas de rotina, que contabilizam aproximadamente 20, entre elas, doses contra tétano, HPV, meningite, paralisia infantil, caxumba, entre outros. Pessoas de todas as idades podem procurar a unidade no sábado para receber a imunização.

“A ideia é melhorar o acesso dessas pessoas à Unidade de Saúde. Temos muitas mães que trabalham, adolescentes que não querem perder aula. Assim, eles terão um dia a mais para se vacinar e, nós, vamos conseguir aumentar a cobertura”, explica Sharon.

A enfermeira ressalta que não haverá número mínimo e máximo de doses a serem aplicadas, sendo que o critério será o horário, ou seja, todas as pessoas que comparecerem no período de funcionamento indicado, terão acesso às vacinas. Para receber a dose, é preciso apresentar a carteira de vacinas e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de documento de identidade. A unidade estará, também, confeccionando os documentos (carteira de vacina e do SUS) para quem não tiver (sendo necessário apresentar um documento de identificação).

Além do mutirão de vacinas, haverá também atividades educativas, que serão realizadas pelos residentes da ESF e pelo estagiário do curso de Veterinária. Serão feitas brincadeiras e jogos relacionados à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

AÇÃO CONJUNTA

De acordo com a superintendente de Atenção Básica do Município, Maria Suzana Lopes, a atividade será realizada em conjunto entre a ESF Maringá e a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, na mesma região. Assim, todos os usuários atendidos pelas unidades poderão procurar o mutirão. Suzana ressalta a importância de a comunidade receber as imunizações.

“Essas unidades já trabalham juntas, dão suporte uma para a outra, o que beneficia a comunidade. Mas é muito importante que a população compareça, que receba as vacinas. Vacina é prevenção e o usuário precisa ser responsável e comparecer”, explica Suzana.


Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Arquivo/ Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial