Secretaria de Município da Saúde

11/08/2017

Para qualificar o serviço, 10 Unidades de Saúde do Município recebem aparelhos de autoclave


UBS Waldir Mozzaquatro foi uma das contempladas com o aparelho (Foto: João Vilnei)

Equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Saúde

 

Qualificar os serviços oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS) do Município é um compromisso assumido e que vem sendo executado, desde o início da atual Administração Municipal, pelo prefeito Jorge Pozzobom. Nesse sentido, e cumprindo as metas propostas, as Unidades de Saúde da cidade estão recebendo novos equipamentos de autoclave. Nesse primeiro momento, 10 estão contempladas com o aparelho.

Nesta sexta-feira (11), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Waldir Mozzaquatro, no Bairro Presidente João Goulart, recebeu o equipamento. O aparelho serve para fazer a esterilização dos materiais de procedimentos, em especial da enfermagem e da odontologia. Conforme a enfermeira responsável pela unidade, Maria Antonieta Godoi Appel, a aquisição do novo equipamento é muito importante para garantir a qualidade dos serviços oferecidos.

“Essa é uma máquina essencial, tanto no procedimento, quanto para curativos e outras atividades. É algo que não podemos ficar sem, para não ter risco de contaminação para os pacientes”, explica a enfermeira.

Conforme a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, enquanto esteve à frente da Secretaria de Saúde, o prefeito Jorge Pozzobom realizou um diagnóstico das necessidades da pasta, onde foram traçadas metas para a melhoria da logística das Unidades de Saúde. Entre elas, estava a reposição de autoclaves nos locais em que o equipamento estava com o funcionamento precário.

“Esses equipamentos são mais modernos, o que dá um reforço para o processo de esterilização dos materiais. Assim, estamos qualificando o serviço e melhorando o atendimento à comunidade”, destaca Liliane.

De acordo com o superintendente Administrativo-Financeiro da Secretaria de Saúde, Heverton Prates, os aparelhos foram comprados com recursos próprios do Fundo Municipal de Saúde, ao custo de R$ 6,8 mil cada (totalizando R$ 68 mil), através da adesão de ata do Ministério da Saúde. Ainda segundo Prates, os equipamentos antigos que estavam nas unidades serão consertados, se houver necessidade, e ficarão na reserva técnica.

AS UNIDADES CONTEMPLADAS

UBS Waldir Mozzaquatro

UBS Passo das Tropas

UBS Walter Aita

Esf Alto da Boa Vista

ESF Lídia

ESF Maringá

ESF Roberto Binato

ESF Urlândia

ESF Santos

ESF São José

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial