Inicial > Saúde > Notícias > Para discutir demandas do SUS, 1ª...

Secretaria de Município da Saúde

05/08/2017

Para discutir demandas do SUS, 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde inicia em Santa Maria


Conferência terá continuidade neste sábado, com formação de grupos de discussões para definições de demandas e soluções para a área (Foto: Deise Fachin)

Cerca de 100 pessoas, entre usuários do SUS, gestores e profissionais da Saúde participaram do primeiro dia de atividades 
 

A noite de sexta-feira (04) marcou o início dos debates envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS) do Município. Com a intenção de levantar as prioridades da área, cerca de 100 pessoas participaram da cerimônia de abertura da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, que é organizada pela Prefeitura de Santa Maria em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. A atividade está sendo realizada no auditório do Instituto Metodista Centenário. 

Ressaltando a importância da área e do debate para a qualificação do serviço oferecido pelo SUS na cidade, o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, prestigiaram o início da atividade, que contou com a participação de gestores e profissionais da saúde e de usuários do SUS. Trabalhando a partir do eixo principal "Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à proteção e promoção da Saúde do povo brasileiro", a conferência busca debater as dificuldades e o que precisa ser melhorado na Saúde Pública, bem como fortalecer o papel do SUS na promoção e na prevenção da Saúde.

“Precisamos fazer o diagnóstico, buscar os indicadores, função que a Vigilância tem papel fundamental e, a partir disso, trabalhar em cima da nossa realidade”, ressaltou o prefeito Pozzobom.

Destacando a importância de inserir e chamar a comunidade para o debate, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Benildes Mazzorani, destacou o desafio de discutir o trabalho da Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Básica do Município. Segundo ela, assim como discutir melhorias junto à população, é preciso, também, um trabalho integrado entre diferentes secretarias e instituições.

“A conferência é o espaço de maior manifestação da sociedade, é o exercício da cidadania e do controle social da Saúde. A Vigilância contribui para a estruturação do SUS, mas essa contribuição também depende da importância que é dada às políticas de Saúde. A articulação entre as secretarias é o objetivo a ser perseguido. Precisamos pensar junto a eles, para melhorar a Saúde e qualificar o SUS em nosso Município”, destacou Benildes.

Na oportunidade, a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, destacou a importância da Superintendência da Vigilância em Saúde dentro da Secretaria de Saúde, ressaltando que o setor ajuda a orientar as ações da equipe como um todo. “A Vigilância tem dado o norte do trabalho da equipe. Já avançamos bastante, mas ainda temos muito a caminhar para melhorar ainda mais o serviço prestado em Santa Maria e na Região”, comentou.

Reforçando que a Vigilância em Saúde tem papel importante e autoridade dentro do Governo Municipal, o prefeito Jorge Pozzobom também aproveitou o espaço para ressaltou as ações que o setor vem desenvolvendo desde o início da Administração, como a autoridade dada ao agente de Saúde para atuar no combate ao mosquito Aedes aegypti, as capacitações aos servidores e à população em geral, o empenho na imunização contra a gripe, entre outros. O chefe do Executivo também destacou os números da Saúde no Município, como o total de habitantes e a quantidade de pessoas que são atendidas pelo SUS na cidade, ressaltando a importância de trabalhar a partir de indicadores para qualificar a gestão.

Ainda, destacando o trabalho que desenvolveu enquanto secretário de Saúde, Pozzobom também apresentou os números do Mutirão Fila Zero, ressaltando que pelo menos cinco especialidades médicas já tiveram a fila de demanda de usuários zerada na cidade desde o início do programa.

“Não é porque deixei de ser secretário de Saúde que vou deixar de investir nessa área que é extremamente importante para nossa cidade. Estamos trabalhando bastante e vamos seguir, com uma atenção especial para fortalecer a Atenção Básica no Município”, reforçou o prefeito.

Após a cerimônia de abertura, os presentes aprovaram regulamento e acompanharam a palestra de abertura. Já neste sábado, os inscritos trabalharão em grupos, a fim de elencar as demandas do SUS na área da Vigilância em Saúde (que é dividida em quatro setores: vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador) e definir as prioridades.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial