Inicial > Saúde > Notícias > 1ª Conferência Municipal de Vigilância em...

Secretaria de Município da Saúde

03/08/2017 03/08/2017 15h54m

1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde inicia nesta sexta-feira em Santa Maria


Atividades preparatórias foram realizadas com o objetivo de aprofundar os temas que serão discutidos na etapa municipal (Foto: Deise Fachin)

Comunidade em geral pode participar do evento para ajudar a identificar prioridades para o trabalho do SUS

 

A partir desta sexta-feira (04), as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão em pauta durante a realização da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. Organizado pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Saúde, o evento busca identificar, discutir e propor soluções para o trabalho que é desenvolvido pelo SUS no Município. As discussões serão realizadas no auditório do Instituto Metodista Centenário (Rua Doutor Turi, 2.003).

A conferência inicia às 18h, com o credenciamento, e terá continuidade também durante o sábado (05). O eixo principal dos debates são as ações desenvolvidas pela Vigilância em Saúde e a intenção é trabalhar e fortalecer o papel do SUS na promoção e na prevenção da Saúde. Entre os assuntos a serem abordados, estão questões relacionadas ao controle do Aedes aegypti; os riscos de epidemias e doenças infecciosas; a cobertura ideal das campanhas de vacinação; problemas de acúmulo de lixo; entre outros. Além de envolver profissionais e gestores de Saúde, o objetivo da conferência é inserir a comunidade nos debates, para que ela possa identificar as necessidades a serem enfrentadas.

“As conferências municipais têm a função de criar uma relação de problemas e possíveis soluções, levando em conta as especificidades da região. Vivemos um momento em que cresce o número de doenças infecciosas e há risco de epidemias de dengue e outras doenças, por exemplo, o que nos convoca a debater com a gestão, servidores e a população um rumo para o fortalecimento das políticas e ações da Vigilância em Saúde”, esclarece o superintendente da Vigilância em Saúde do Município, Alexandre Streb.                                              

Qualquer pessoa, a partir dos 16 anos, pode participar da conferência. Na sexta-feira, além do credenciamento, haverá uma plenária de abertura e um momento de orientações para os trabalhos a serem realizados no sábado, quando os inscritos serão divididos em grupos de trabalho, a fim de debater as demandas do SUS na área da Vigilância em Saúde e definidas as prioridades.

 

PROGRAMAÇÃO


1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde
 

04/08/2017 (sexta-feira)

18h: Credenciamento

19h: Abertura solene

19h30min: Plenária de abertura

20h: Conferência de abertura: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”

21h: Orientações para os trabalhos em grupo

 

05/08/2017 (sábado)

8h às 10h: Credenciamento

8h: Início dos trabalhos em grupo

12h: Almoço

14h: Plenária final

17h30min: Eleição dos delegados para a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde do RS

19h: Encerramento

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial