Inicial > Saúde > Notícias > Peça de teatro “Sorrindo para o...

Secretaria de Município da Saúde

21/06/2017 22/06/2017 11h05m

Peça de teatro “Sorrindo para o Futuro” será apresentada na Escola João Hundertmarck nesta quinta


Peça percorrerá escolas municipais ao longo do ano. Alunos da Educação Infantil do Sesc já assistiram à encenação (Foto: Deise Fachin)

No teatro, que é feito através de fantoches, alunos recebem orientações sobre saúde bucal

 

Com a intenção de repassar orientações sobre saúde bucal para alunos das escolas do Município, as dentistas da Prefeitura de Santa Maria, em parceria com o Sesc local, dão continuidade, nesta quinta-feira (22), ao cronograma de apresentação da peça de teatro “Sorrindo para o Futuro”. Neste dia, são os alunos do turno da tarde da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Hundertmarck, do Distrito de Boca do Monte, que serão contemplados com a encenação.

A apresentação da peça será realizada a partir das 15h30min, no pátio da escola. Conforme a técnica em Saúde Bucal do Sesc, Patrícia Silva Preigschadt, participarão da atividade alunos da pré-escola ao terceiro ano da escola. Durante a encenação, que dura em torno de 30 minutos, são abordados temas como a importância dos hábitos saudáveis de higiene bucal e de uma alimentação saudável, a necessidade da escovação diária, a obediência aos pais, entre outros assuntos.

Para atrair a atenção das crianças, toda a encenação é realizada com fantoches, que ganham vida através das dentistas da Prefeitura e da técnica em Saúde Bucal do Sesc. Essa é a terceira apresentação da peça. Em maio, os alunos da Educação Infantil do Sesc conferiram a encenação e, no início de junho, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Maria de Lourdes Castro. Conforme a dentista do Município Mara Zappe Viana, a intenção da peça é ensinar os hábitos de higiene bucal de forma lúdica aos pequenos.

“As crianças ficam motivadas, interagem com a peça. Queremos prevenir os problemas bucais, como a cárie, por exemplo, de maneira lúdica, com o uso dos fantoches e falando a linguagem das crianças. E queremos também estimular o autocuidado, que a própria criança faça essa prevenção e tenha um sorriso saudável”, explica Mara.

Conforme Patrícia, a peça seguirá sendo encenada, até julho, em sete escolas dos distritos de Santa Maria que integram o Programa Sorrindo para o Futuro, que é realizado pelo Sesc, do Sistema Fecomércio-RS. Segundo ela, a peça é destinada para os alunos dos anos iniciais justamente para que eles deixem de lado o medo do dentista.

“É uma peça infantil e que quer mostrar que as crianças não precisam ter medo do dentista, o que é muito comum nos pequenos. No caso dos distritos, também queremos incentivar que os pais levem às crianças no atendimento odontológico que é oferecido pela Unidade Móvel da Prefeitura”, destaca Patrícia.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial