Secretaria de Município da Saúde

28/03/2017 28/03/2017 10h21m

Prefeitura promove curso de capacitação para servidores da Vigilância em Saúde


Capacitação ocorre nesta terça e quarta-feira no auditório do Centro Administrativo (Foto: João Vilnei)

Curso trabalhará temas como notificação, multa, estudo de penalidades, conduta profissional, entre outros assuntos

 

Com a intenção de atualizar e capacitar servidores e funcionários, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, deu início, na manhã desta terça-feira (28), à capacitação em Processo Administrativo Sanitário. O curso é voltado para fiscais e técnicos da Vigilância, bem como odontólogos, enfermeiros, veterinários, farmacêuticos e outros servidores com autoridade sanitária.

A abertura oficial da capacitação contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom e da procuradora Geral do Município, Rossana Boeira. Ao conversar com os participantes, o prefeito ressaltou que oportunizar a capacitação vai ao encontro do compromisso assumido desde o início do novo governo, de buscar a valorização do servidor.

“Tenho buscado, diuturnamente, seguir à risca o compromisso que assumi de valorizar os nossos servidores, de governar junto com vocês, porque vocês vão permanecer aqui, exercendo suas funções”, destacou o prefeito.

De acordo com o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, o curso será trabalhado através de módulos, com temas como notificação, aplicação de multa, julgamento de defesa, estudo de penalidades, conduta profissional e outros assuntos ligados a processos administrativos sanitários e que são da rotina dos profissionais. Segundo Streb, a capacitação pretende, entre outros fatores, buscar a humanização no serviço prestado pelos técnicos e fiscais.

“A legislação sanitária é muito complexa, por isso, o estudo constante é sempre muito importante. Também é preciso uniformizar os procedimentos dentro da Vigilância e trabalhar a conduta profissional, porque a autoridade sanitária precisa ter profissionalismo, saber como exercer o seu papel, então, a humanização do serviço é fundamental”, explica Streb.

 O curso ocorre ao longo desta terça e quarta-feira (29) e é ministrado pela técnica da Vigilância Sanitária, da 9ª Coordenadoria Geral de Saúde, Cláudia de Oliveira Britto Pilau. Conforme ela, uma capacitação na área é sempre necessária, visto que a atividade da Vigilância Sanitária tem reflexos em diferentes áreas da sociedade.

“Não tem como desenvolver as atividades da Vigilância sem atualização, sem conhecer a legislação. Nossas ações refletem não só na saúde, mas na economia, por exemplo. E esse reflexo pode também ser negativo, então, é muito importante o bom senso, o equilíbrio e o conhecimento técnico para as funções”, ressaltou.

Cerca de 30 servidores devem participar do curso, que será trabalhado a partir de palestra e troca de informações. A odontóloga da Vigilância em Saúde, Carla da Rocha Sartori Sendtko, afirma que a oportunidade de participar da capacitação é uma grande conquista dos servidores, que pediam por um curso do tipo há certo tempo.

“Fazia muito tempo que não tínhamos um curso de processo administrativo, era um pedido antigo nosso, pois a gente sentia essa necessidade, tanto para atualizar quem é mais antigo, quanto para capacitar quem ainda não teve. Ele é muito importante para o dia a dia, para fazermos um trabalho responsável, com agilidade e segurança”, destacou Carla.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)

Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial