Inicial > Saúde > Notícias > Prefeito Jorge Pozzobom prestigia abertura de...

Secretaria de Município da Saúde

22/03/2017 22/03/2017 18h08m

Prefeito Jorge Pozzobom prestigia abertura de curso de especialização em preceptoria no SUS


Abertura foi realizada na manhã desta quarta-feira no Centro Universitário Franciscano (Foto: João Vilnei)

Capacitação será desenvolvida, ao longo do ano, com profissionais da Unifra, da UFSM e da Rede Municipal de Saúde

 

Os objetivos assumidos pela nova Administração Municipal de proporcionar resultados e mais eficiência na Saúde em Santa Maria, buscando solucionar os problemas emergenciais da área, ganharam um novo caminho nesta quarta-feira (22), com o início dos cursos de Especialização “Preceptoria de Residência Médica no SUS” e “Preceptoria no SUS”. A abertura oficial dos cursos ocorreu nesta manhã, no Centro Universitário Franciscano (Unifra), onde a capacitação será realizada, e contou com a participação do prefeito Jorge Pozzobom e de representantes de instituições de Ensino Superior da cidade e de outros órgãos e entidades ligados à Saúde.

A capacitação é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio- Libanês e, pela primeira vez, está sendo oferecida em Santa Maria para profissionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Unifra e da Rede Municipal de Saúde. O curso é voltado para os trabalhadores que já atuam como preceptores (que são os responsáveis por conduzir e supervisionar o desenvolvimento de profissionais residentes em um hospital ou em uma unidade de saúde, por exemplo), com o objetivo de promover uma maior qualificação desses profissionais, para que eles estejam preparados para receber os estudantes, fortalecendo, também, a qualidade do serviço que é prestado através do SUS.

A cerimônia de abertura foi realizada simultaneamente em 77 cidades do país, onde os cursos serão aplicados. Após, foi realizada uma abertura interna em cada local. Em Santa Maria, a cerimônia contou com o pronunciamento do prefeito Jorge Pozzobom; da reitora da Unifra, irmã Iraní Rupolo; da coordenadora do curso de Medicina da Unifra; Léris Bonfanti; da representante da reitoria da UFSM, Elenir Fedosse; da presidente do Conselho Municipal da Saúde, Benildes Mazzorani; da representante da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mirna Moreira; e da secretária adjunta de Saúde do município e também uma das facilitadoras do curso na cidade, Ana Paula Seerig.  

Em suas falas, as autoridades ressaltaram a importância de receber o curso em Santa Maria, bem como os benefícios que uma residência proporciona na gestão e na atenção à Saúde, além da parceria que se firma entre UFSM e Unifra para qualificar os atendimentos na cidade.

“Isso que está ocorrendo, de alguma forma me emociona e me deixa confiante e esperançosa, é uma construção que está se fazendo. Esse é um sinal de uma ponte entre a prática e a forma teórica. É uma atualização necessária, com novas práticas, metodologias e gestão. A evolução requer um processo contínuo de qualificação e atualização e é isso que estamos buscando aqui”, explanou a reitora Iraní.

Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom reforçou as ações que vêm desenvolvendo também como secretário de Saúde, ressaltando os números do Mutirão Fila Zero, e as iniciativas para promover uma humanização na Saúde.

“Tudo que foi feito até aqui, independentemente de partido, não resolveu os problemas que temos na Saúde. Nosso projeto é buscar uma humanização nessa área, tratar com carinho, atenção. Nosso governo está trabalhando com transparência, cuidando cada centavo do dinheiro público e com o comprometimento especial com a área da Saúde”, ressaltou o prefeito.

A CAPACITAÇÃO

Ao todo, foram oferecidas 60 vagas para Santa Maria. Foram indicados nomes de trabalhadores que já atuam como preceptores na área da Saúde, tanto no Município, quanto nas instituições de ensino.  Depois das indicações, os nomes foram avaliados por uma equipe técnica do Hospital Sírio-Libanês, que selecionou os profissionais.

Os alunos serão divididos em seis turmas. Ao todo, são três facilitadores (que é a pessoa responsável pelo desenvolvimento do curso), onde cada um ficará responsável por duas turmas. As aulas serão aplicadas mensalmente, em três dias diferentes (nas terças, quintas e sábados) e têm duração até o final do ano, com uma carga horária total de 360 horas.

 Clique aqui para ter acesso à lista de aprovados para o curso e, aqui, para a lista de espera.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial