Assistência Farmacêutica

A Assistência Farmacêutica (AF) reúne um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio da promoção do acesso aos medicamentos e uso racional. No Ministério da Saúde, tais ações consistem em promover a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como sua seleção, programação, aquisição, distribuição e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.

Como ter acesso aos medicamentos do SUS

Para ter acesso aos medicamentos, o usuário precisa, primeiramente, ser atendido por algum médico credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fazer todos os procedimentos, exames, e esclarecer a doença e o tratamento. 

Com a receita, que contenha o nome do princípio ativo/denominação genérica (não pode ser o nome comercial do medicamento), o paciente deverá conferir se o medicamento solicitado consta na relação de medicamentos disponibilizados pelo SUS (RENAME) e verificar a qual Componente da Assistência Farmacêutica ele pertence. 

Os medicamentos do SUS estão divididos por blocos de financiamento da assistência farmacêutica, sendo de responsabilidade municipal (componente básico), estadual (componente especial e especializado) ou federal (componente Estratégico – programas de saúde do MS). 

OS MEDICAMENTOS DO COMPONENTE BÁSICO CUJA LISTAGEM SE ENCONTRA EM ANEXO, PODERÃO SER RETIRADOS  NA FARMACIA CENTRAL OU CAMOBI, DE POSSE De: RECEITA MEDICA LEGÍVEL, COM DATA, CARIMBO DO MÉDICO, DOCUMENTOS do paciente, COMPROVANTE DE ENDEREÇO e identidade de quem vem pessoalmente retirar.

Componente Básico

O que é?

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica é regulamentado pela Portaria GM/MS nº1.555, de 30 de julho de 2013. Destina-se a aquisição de medicamentos e insumos da Assistência Farmacêutica no âmbito da atenção básica em saúde e aqueles relacionados a agravos e programas de saúde específicos, no âmbito da atenção primária.  

Onde encontrar?

Para ter acesso a estes medicamentos, o cidadão deverá consultar na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, e com a receita médica oriunda do SUS, COM DATA , ASSINATURA E CARIMBO DO MÉDICO, ir até a FARMACIA MUNICIPAL COM

DOCUMENTOS do paciente(IDENTIDADE, CARTÃO SUS, COMPROVANTE DE ENDEREÇO).

Obs. Os medicamentos controlados são dispensados com a identidade da pessoa que retira que deve ser maior de idade.

Quais medicamentos fazem parte: 

O elenco de medicamentos para uso no âmbito da Atenção Básica à Saúde, é orientado pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais vigente. Sua aquisição e dispensação é de responsabilidade das Secretarias Municipais de saúde, que recebem PARTE DO financiamento da União e Estado, TENDO CONTRAPARTIDA FINANCEIRA MUNICIPAL conforme pactuação nas Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite.

 

CONTATOS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA:

 

FARMÁCIA CENTRAL:

Endereço: Rua Roque Calage, nº 55
Telefone: (55) 3226 8368

Responsáveis técnicos:
Liziane Pereira Specht CRF 2922 – Matrícula 13998
Bernardete Amália Mozzaquatro CRF 2370 – Matrícula 76120
 

Horário de atendimento ao público:
Das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira

 

FARMÁCIA CAMOBI/ UNIDADE DE SAUDE WILSON PAULO NOAL:

Endereço: Rua Monte Carlo, S/N - Camobi.
Telefone: (55) 3217 3880

Responsáveis técnicos:
Salete Zago de Barros CRF 4514 – Matrícula 10457
Juarez Dias Coelho CRF 4457 – Matrícula 11524

Horário de atendimento ao público:
Das 8h às 12h e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira
Obs: São dispensados os medicamentos básicos

 

FARMACIA HOSPITALAR: PRONTO ATENDIMENTO FLAVIO MIGUEL SCHNEIDER

Responsável técnico:
Mirna Noal CRF 3607 – Matrícula 967009
 

 





Secretaria de Município da Saúde
Endereço:
Av. Nossa Senhora Medianeira, 355
Expediente externo: 7h30 às 13h
Telefone: (55) 3921-7095 CEP: 97060-001
E-mail: saude@santamaria.rs.gov.br


© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial