Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

13/08/2018

Prefeitura, Sebrae-RS e UFSM querem aproximar produtores rurais e estabelecimentos alimentícios


Reunião, nesta segunda-feira, apresentou dados e incentivou o consumo da agricultura familiar (Foto: João Alves)

Objetivo é que os restaurantes, bares e lancherias sejam abastecidos pelos agricultores do Município

 

A Prefeitura de Santa Maria, o Sebrae-RS e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoveram, na tarde desta segunda-feira (13), um encontro com proprietários de estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade. O objetivo é aproximá-los dos produtores locais do Município, fortalecendo o abastecimento e gerando desenvolvimento. Ainda, foram destacadas as boas práticas no manuseio dos produtos, com a intenção de reforçar os cuidados básicos para evitar contaminações e doenças.

Representantes de restaurantes, lancherias, pastelarias e outros locais atenderam ao chamado e compareceram ao bar Cusco Baio, onde ocorreu a reunião. Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, a Prefeitura busca criar um portfólio dos produtores rurais do Município, colocando-os em contato com os estabelecimentos para que forneçam os produtos, como verduras, frutas, e demais alimentos produzidos pelos agricultores.

“Queremos que eles estreitem os laços, façam novos contatos, beneficiando os produtores do Município, que comercializam seus alimentos, e os restaurantes, que receberão produtos de qualidade”, explicou o secretário.

Segundo Menna Barreto, em todas as ocasiões, a Prefeitura tem reforçado a necessidade de manter os cuidados com os alimentos, com intuito de manter a correta higiene e evitar doenças, como a Toxoplasmose.

Na ocasião, a professora do Centro de Ciências Rurais da UFSM, Janaína Balk Brandão, falou aos empresários sobre o “Fortalecimento do abastecimento local de alimentos no Município de Santa Maria: os mercados de proximidade como estratégias de desenvolvimento”.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial