Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

10/04/2018 10/04/2018 19h25m

Após três meses de atividades, Polifeira do Agricultor se consolida na Praça dos Bombeiros


Produtores comercializam diversos produtos, como hortaliças, pães, cucas e salames (Fotos: Deise Fachin)

Todas as terças-feiras, das 14h às 19h, pelo menos 15 agricultores vendem alimentos livres de produtos químicos no local

Esta terça-feira (10) marca uma importante data para a Polifeira do Agricultor. Há três meses, os produtores iniciaram um novo desafio de comercializar seus produtos na Praça João Pedro Menna Barreto, mais conhecida como Praça dos Bombeiros. Passados 90 dias, a feira se consolidou e se tornou uma importante referência para quem quer comprar alimentos saudáveis e livres de produtos químicos. E não só os consumidores estão satisfeitos, os produtores garantem que a iniciativa da Prefeitura de Santa Maria em levar a feira para a praça resultou em ganhos para a Agricultura Familiar.

Todas as terças-feiras, das 14h às 19h, pelo menos 15 produtores comercializam hortaliças, produtos agroindustrializados, pães, cucas, salames, geleias, entre outros alimentos. Já no próximo dia 24 de abril, a Polifeira – promovida pela Prefeitura de Santa Maria e Colégio Politécnico de Santa Maria – celebra um ano de atividade no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde também é um sucesso entre comerciantes e consumidores.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, a ideia inicial era manter a proposta por dois meses – enquanto a UFSM estava em férias –, no entanto, devido à grande procura e a consolidação da feira na praça, optou-se por manter o projeto e, mais que isso, ampliá-lo.

“A Polifeira do Agricultor é um sucesso na Praça dos Bombeiros. Teve grande receptividade e, por isso, vamos mantê-la. Estamos trabalhando em projetos para levar mais estrutura aos comerciantes”, disse o secretário.

A receptividade e a fidelização de clientes, ressaltadas por Menna Barreto, foi sentida pelos agricultores. Segundo eles, a procura tem sido bastante intensa nas terças-feiras e a expectativa é que se mantenha e até aumente com o tempo. Conforme o agricultor, Geraldo André Raddatz, de Três Barras, passados três meses, as vendas já aumentaram em cerca de 40%.

“Temos clientes que sempre nos procuram. Conquistamos esse espaço junto à comunidade e queremos sempre aumentar as vendas e oferecer produtos de qualidade e sem agrotóxicos, que é a proposta da feira”, disse o produtor.

Os alimentos livres de produtos químicos é justamente o que leva, toda terça-feira, a estudante de Relações Internacionais da UFSM, Edoarda Fraga, 22 anos, a ir a Polifeira. Para ela, é importante as pessoas consumirem produtos da Agricultura Familiar, fortalecendo os produtores locais.

“Cada feira é oferecido algo diferente, já que os alimentos são sazonais. Isso é muito importante para a sociedade. Comprava sempre na UFSM, mas, agora, que a feira também está aqui, sou uma cliente e incentivadora dessa iniciativa”, disse a jovem.

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial