Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

16/11/2017 16/11/2017 16h38m

Sistema de gestão de estradas está mais perto de ser concluído para ser utilizado pela Prefeitura


Professor da Universidade apresentou os últimos ajustes feitos no sistema ao prefeito Jorge Pozzobom (Foto: Deise Fachin)

Aplicativo, desenvolvido pelo Laboratório de Geomática da UFSM, vai mapear todas as vias e indicar quais necessidades elas apresentam

 

Recuperar as estradas do Interior e obter sistemas capazes de informar a necessidade de intervenções nas vias dos distritos é um dos objetivos do Governo Municipal para garantir à trafegabilidade no meio rural. Com a certeza de que parcerias institucionais geram desenvolvimento para Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom esteve, na tarde desta quinta-feira (16), no Laboratório de Geomática do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde tratou a possibilidade de as tecnologias serem doadas à Prefeitura para fazer a Gestão das Estradas.

O laboratório, coordenado pelo professor Enio Giotto, desenvolveu um aplicativo capaz de identificar as necessidades das vias por meio de um mapeamento – ainda em fase de conclusão. Com o sistema, será possível organizar e acompanhar a situação de cada estrada.

“Nós sabemos das dificuldades que enfrentamos, mas não queremos arrumar as estradas hoje para amanhã estragar tudo de novo, por isso estamos buscando soluções definitivas e essa tecnologia vem a auxiliar nosso projeto”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

Conforme o coordenador do laboratório, os dados colhidos no aplicativo darão informações essenciais para que a Prefeitura possa ter conhecimentos detalhados.

“O sistema prevê, também, ainda mais agilidade no sentido de se ter informações e para que se possa organizar e planejar tudo”, garantiu Enio Giotto.

A Gestão de Estradas, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, vai ao encontro do que busca o Governo Municipal, que é garantir a trafegabilidade no Interior. Ainda segundo ele, para que o sistema seja completo e possa ser utilizado pela Prefeitura, é necessário finalizar o banco de dados para, posteriormente, firmar convênio com a UFSM para que a instituição disponibilize o aplicativo.

“Com esse recurso, poderemos mapear nossas e estradas e, principalmente, acompanhar as necessidades e serviços que precisam ser feitos”, disse o secretário.

Já o secretário de Infraestrutura e Serviços Público, Paulo Roberto de Almeida Rosa, aproveitou a oportunidade para lembrar que a atual Administração já realizou a manutenção de 1,2 mil quilômetros de estradas do interior, fazendo empedramento, compactação e patrolamento. Segundo ele, ainda, as vias já receberam mais de 1,5 mil cargas de pedras.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial