Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

12/06/2017 12/06/2017 11h26m

Pátio Rural: gastronomia dos Distritos, música e lazer atraem 35 mil pessoas ao evento


Segunda edição do evento já está marcada para os dias 05 e 06 de agosto (Foto: Deise Fachin)

Novidades como almoço e jantar colonial, além do Pátio Food Park agradaram ao público

 

Um final de semana para ficar na memória dos milhares de santa-marienses que passaram pelas dependências do Hotel Fazenda Pampas – antiga Cidade dos Meninos – no sábado (10) e no domingo (11). A mistura de gastronomia, música, diversão e tempo bom fez da primeira edição de 2017 do Pátio Rural de Santa Maria um sucesso. Cerca de 35 mil pessoas passaram pelo local e o saldo positivo do evento foram R$ 300 mil em consumo.

Durante a cerimônia de abertura, realizada no sábado (10), o prefeito em exercício, Sergio Cechin, destacou o compromisso da atual administração em dar continuidade ao evento. Segundo ele, o prefeito Jorge Pozzobom enfatizou o quanto deseja a permanência do evento na cidade, que, nesta edição, foi reformulado.

“O Pátio Rural já está consolidado no calendário de nossa cidade. Jorge e eu queríamos a continuação do projeto de forma renovada. E, estando aqui hoje, sei que alcançamos nosso objetivo. Parabenizo a organização, mas, principalmente, parabenizo aos expositores, pois são eles os grandes protagonistas desta festa”, destacou Cechin.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, salientou o empenho da organização em manter a história de um evento importante para o desenvolvimento econômico da cidade e, ao mesmo tempo, com o desafio de inovar.

“O Pátio Rural ajuda no desenvolvimento do Turismo e da Economia de nosso Município. Tivemos o desafio de organizar um evento já consolidado, mas com uma roupagem diferente, exatamente como estamos construindo esta nova administração. Quero destacar e parabenizar o trabalho dos nossos servidores que trabalharam incansavelmente para garantir a excelência do evento”, salientou o secretário.

À frente da organização do Pátio Rural desde sua primeira edição, o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, agradeceu ao apoio do proprietário do Hotel Fazendo Pampas, José Abi Knapp, pelo apoio e incentivo desde o início. O secretário destacou a importância do evento para a valorização dos produtores rurais do Município, fazendo do Pátio Rural uma vitrine da produção.

“A valorização do produtor rural é o principal objetivo do Pátio Rural de Santa Maria. É aqui que eles têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho, a sua produção. Essa roupagem nova só veio a somar. Entendemos que precisávamos chamar um novo público e, para isso, nos somamos aos food trucks. O resultado de tudo isso? Esse sucesso que todos estão vendo”, enfatizou o secretário Menna Barreto.

 

NOVIDADES NA EDIÇÃO AGRADARAM PÚBLICO E EXPOSITORES
O festival de food trucks, o chamado Pátio Food Park, o jantar e o almoço colonial foram as principais novidades da primeira edição deste ano. As novidades agradaram tanto ao público quanto aos expositores. 

A produtora Rosane Fernandes, responsável pelo jantar e almoço colonial, disse que a novidade não agradou só ao público. Segundo ela, foi uma ótima vitrine para o distrito de Pains mostrar um pouco de sua gastronomia.

“A ideia do jantar e do almoço resgatou o formato das nossas tradicionais festas do Interior. Pelos nossos cálculos, servimos mais de 400 refeições nos dois dias. Para a próxima edição, faremos alguns ajustes para garantir um espaço ainda melhor para nossos visitantes”, relatou a produtora.

A comerciante Andreia Peres estava estreando nesta edição do Pátio Rural. Porém, já havia acompanhado o evento como consumidora. Segundo ela, que também está iniciando na produção rural, foi uma grande oportunidade para divulgação de seus produtos.

“Estou encantada com a organização do evento. É uma grande vitrine para divulgação e comercialização dos nossos produtos. Com certeza estarei presente nas próximas edições”, afirmou Andreia.

A variedade na gastronomia e as atrações musicais foram os diferenciais para atrair o grande público. Durante todo o final de semana, os visitantes puderam acompanhar shows de diferentes estilos musicais. Além disso, podiam optar por degustar a comida típica dos distritos ou os lanches rápidos dos food trucks.

A cabeleireira Rosana Stangerlin, aproveitou o final de semana de sol para levar as filhas para passear e aprovou o evento. “Elas já andaram de Dindinho e agora querem passear a cavalo. Eu adorei a iniciativa. Aqui temos tudo que precisamos para passar um dia agradável perto da natureza”.

Para a administradora, Laiana Ziazi, o Pátio Rural foi uma ótima opção de lazer para o final de semana entre amigas. “Estamos aqui ouvindo uma boa música e aproveitando este lugar maravilhoso. Já tinha ouvido falar do evento, mas é a primeira vez que prestigio e aprovei muito”.

 

SEGUNDA EDIÇÃO ACONTECE EM AGOSTO
A segunda edição deste ano do Pátio Rural já tem data marcada. Será nos dias 05 e 06 de agosto, no Hotel Fazenda Pampas. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, a data foi escolhida pelos expositores que preferem a próxima edição durante o inverno.

Menna Barreto confirmou que a parceria com os food trucks e o almoço e jantar colonial devem permanecer. Além disso, a organização já trabalha na busca de novas atrações e novidades para o Pátio Rural, em agosto.

 

Texto: Thassiani Porto
Fotos: João Alves (Mtb 17.922) e Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial