Inicial > Desenvolvimento Rural > Notícias > Serviço de Inspeção de Produtos de...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

08/03/2017 08/03/2017 09h07m

Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal de Santa Maria tem equivalência a nível federal


Empresas que se adequarem às regras poderão comercializar em todo o país, com a inspeção municipal (Foto: João Alves/Prefeitura)

Diário Oficial da união publicou o reconhecimento do Município no SISBI-POA na edição de segunda-feira

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheceu a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Santa Maria ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (SISBI-POA). A portaria foi publicada na segunda-feira (06), no Diário Oficial da União. As empresas que se adequarem às normas, agora, poderão comercializar em todo o país, a partir da inspeção do Município, já que foi comprovado que o Serviço tem a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.  

Santa Maria se junta, oficialmente, a outras 15 cidades do país que estão incluídas no SISBI, que estimula o setor primário, tais como a produção e comercialização por agroindústrias locais de produtos de origem animal. Na tarde de terça-feira (07), o prefeito Jorge Pozzobom, junto ao secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, agradeceu aos servidores da pasta pelo trabalho de inspeção que garantiu o certificado a Santa Maria.

“Essa é uma conquista dos nossos servidores, que se dedicaram e trabalharam fortemente para levar o nome de Santa Maria para o Brasil”, agradeceu o prefeito.

O chefe do Executivo e o secretário também receberam, oficialmente, um carro repassado pelo Governo do Estado ao Município, com verba federal, como gratificação pelo reconhecimento do Serviço ao SISBI-POA.

Conforme Menna Barreto, participarão do Sistema empresas que se adequarem as regras do SISBI-POA, podendo comercializar, agora, em todo o país, com a inspeção do Município. No dia 20 de fevereiro, o Serviço de Inspeção Sanitária já havia sido reconhecido no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS).

“As empresas que se adequarem, tanto local quanto as que tenham interesse em se instalar aqui poderão receber o selo. Essa portaria que reconhece a equivalência do serviço a nível federal abre espaço para o Município atrair empresas, visando este serviço”, explica o secretário.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, cinco frigoríficos e 16 agroindústrias recebem a inspeção municipal. Uma empresa está adequada e já pode utilizar o selo SISBI-POA e comercializar em todo território nacional.

 

O SISBI-POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI - POA) faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Os municípios que aderiram ao programa comprovaram que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial