Inicial > Desenvolvimento Rural > Notícias > Programa “Juntos para Competir” busca qualificar...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

30/01/2017 31/01/2017 16h20m

Programa “Juntos para Competir” busca qualificar produção e comercialização de hortifrutigranjeiros


 Interessados podem se inscrever no programa até 10 de março (Foto: Thassiani Porto)

Produtores Rurais da região participaram da primeira de reunião de trabalho

 

Nesta segunda-feira (30), uma parceria entre Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Sebrae/RS e Sindigêneros e Prefeitura de Santa Maria, promoveu a primeira reunião técnica regional do Programa “Juntos para Competir”, voltada à qualificação de produtores das agroindústrias locais.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, o evento apresentou as diretrizes do programa, realizado com foco na produção e comercialização de hortifrutigranjeiros, conforme as necessidades de mercado na região.

O técnico da gerência Setorial de Agronegócio do Sebrae/RS, André Bordignon, explicou aos produtores como funciona o programa. A capacitação tem duração de dois anos e realiza encontros de acordo com o calendário de cada grupo de trabalho, formado por produtores de cada região.

Durante os encontros são traçadas as metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades junto aos produtores. Entre as diversas ações do programa se destacam as visitas técnicas, onde os participantes conhecem outras propriedades rurais e a forma como desenvolvem suas atividades.

“Santa Maria não estava no cronograma de cidades para receber o “Juntos para Competir”, porém, analisamos a importância da produção do Município e trouxemos o programa até aqui para ver qual seria a abrangência. Nosso maior objetivo é qualificar a produção e a comercialização de acordo com as necessidades locais, isso beneficia tanto o produtor quanto o mercado”, salientou André Bordignon.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o interesse dos produtores na adesão ao programa é benéfico para o Município e região. “Necessitamos melhorar, ainda mais, a qualidade de nossa produção regional para que, consequentemente, haja aumento na comercialização. O Programa 'Juntos para Competir' irá nos ajudar com isso”, declarou o secretário.

O vice-presidente da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Rural dos Agricultores Familiares de Santa Maria (Coopercedro), Josemar Brutti, apontou que estas iniciativas só trazem benefícios para o produtor. “Além de ser produtor, eu também incentivo os demais para produzir. Nós precisamos nos atualizar e nos qualificar, caso contrário, ficaremos para trás” comentou.

 

Inscrições
Os interessados em participar do Programa “Juntos para Competir”, que não participaram da primeira reunião, podem se inscrever até o dia 10 de março. Para isso é necessário entrar em contato com a gestora de Projetos do Sebrae/RS, Kathleen Krüger, pelo telefone (51) 3713-3460 ou pelo e-mail katheleens@sebrae-rs.com.br.

 

Texto e foto: Thassiani Porto
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial