Notícias

03/03/2015 03/03/2015 14h25m

Prefeitura acompanha auditagem por técnico do FNDE em obras destinadas a creches


Com vistas a levantar o estágio em que se encontram as obras de construção para as futuras escolas municipais (creches), a prefeitura recebeu e acompanhou o levantamento de auditagem de um técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pelo contrato com a empresa de pré-moldados para construir escolas que já deveriam estar concluídas ou em fase de conclusão.

O objetivo da Secretaria de Educação (Smed) é ampliar o atendimento de crianças de zero a cinco anos em Santa Maria, em regiões estratégicas como nas unidades vistoriadas por estarem com as obras paradas: Creche da Nova Santa Marta, Creche Diácono João Luiz Pozzobon, Creche Monte Belo e a Creche do Residencial Lopes. Cada creche deverá gerar 250 vagas para turno parcial e 120 em turno integral.

A auditagem foi realizada nesta segunda-feira (03) com uma vistoria das obras de cinco creches que estão sendo construídas na cidade, sem que o técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) concedesse entrevista ou informações acerca do seu trabalho. A secretária de Educação, Silvana Guerino, acompanhou o levantamento e lamentou o estágio das obras que ao alcance dos olhos revelam “baixa produtividade, falta de material e de mão-de-obra qualificada”. A titular da pasta ainda ponderou que as estruturas já erguidas nas obras, estão sob o mau tempo e a falta de continuidade da obra estão danificados. A secretária cobrou e espera respostas urgentes dos agentes responsáveis pela construção e pelo financiamento, após constatar as más condições a que estão submetidas as obras paralisadas.

A empresa responsável pelas obras é a MVC Soluções em Plásticos. As creches fazem parte do programa Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil), programa em conjunto como o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“A competência da Prefeitura era deixar o terreno pronto e fazer as vistorias. As obras já deveriam estar em fase de finalização para podermos atender a uma demanda crescente e que tem levado o município a comprar vagas na rede particular para suprir o déficit de vagas públicas.”, afirmou Silvana Guerino.

As creches tem a previsão inicial de término em março de 2015. A avaliação final realizada pelo técnico estará disponível a partir da semana que vem. As vistorias são realizadas de maneira esporádica.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Franciele Marques
Edição: André Campos
Fotos: Carlos Roberto Nunes

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial