Inicial > Notícias > Seminário de Formação para Gestores: primeiro...

Notícias

17/12/2014 17/12/2014 16h03m

Seminário de Formação para Gestores: primeiro dia com palestras e exposição de projeto de leitura


O Seminário de Formação dedicado aos  Gestores Escolares, promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM), por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed), iniciou na manhã desta quarta-feira (17), no Instituto São José. A atividade contou com a presença da secretária de Município da Educação, Silvava Guerino, representando o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer; da secretária de Município de Turismo, Norma Moesch; das vereadoras Marta Zanella e Sandra Rebelato, representando o Legislativo Municipal; da procuradora Geral do Município, Anny Desconzi; da superintendente de Coordenação Básica da Smed, Gisele Bauer; das coordenadoras do Projeto Municipal Leitura no Coração, Daniele Martins e Silviani Sathres; da professora da Fadisma, Cristina Martins; e da representante do Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos Santa Maria (Mobrec), Rosa Maria Pinto Guidolin, além dos gestores de toda a Rede Municipal de Ensino (RME).

O Seminário está sendo realizado para marcar o final do ano letivo 2014, além de motivar os gestores a olharem para as questões pedagógicas das instituições de ensino da RME. Para isto, duas palestras foram planejadas para o primeiro dia do evento. Pela manhã, o tema foi “Lei de Gestão Escolar Democrática e Competências do Gestor”, palestra proferida pela procuradora Anny Desconzi. À tarde, o evento segue com o debate “Práticas Restaurativas”, ministrado pela professora Cristina Martins.

A coordenação do Projeto Leitura no Coração também aproveitou a oportunidade para fazer o lançamento do encarte, composto por 12 páginas, com as ações realizadas este ano. A secretária Silvana Guerino, agradeceu a participação efetiva dos gestores no projeto. “O sucesso do Leitura no Coração tem muito da contribuição e dedicação dos professores e equipes gestoras das instituições. Feliz é a cidade de Santa Maria que tem professores tão competentes e que conseguem garantir um processo educativo que contribui de forma eficiente na educação dos estudantes”, salienta Silvana. As coordenadoras do Leitura no Coração também agradeceram a dedicação e parceria dos gestores com o Projeto. “Nós queremos parabenizar os gestores que se envolvem em prol de uma cidade leitora, incentivando ainda mais os alunos à prática da leitura”, destaca Silviani.

O evento tem continuidade nesta quinta-feira (18), até as 12h. Nesta data, pela manhã, mais uma palestra integra a programação do Seminário, intitulada “Autonomia da Gestão Escolar: limites e possibilidades”, será proferida pela promotora Regional da Educação, Rosângela Corrêa da Rosa. Na quinta ainda será feita uma breve exposição sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), pela equipe da Smed.

 

Confira alguns depoimentos

Vereadora Sandra Rebelato

“A educação é a mola propulsora do desenvolvimento pessoal e coletivo. O social se aperfeiçoa quando o foco é o educando. Santa Maria tem a legislação que o tempo exige e um corpo docente muito próximo do ideal. Parabéns a secretária de Município da Educação, Silvana Guerino, que tem incentivado as boas práticas da educação. O Projeto Leitura no Coração abrange todas as metas de desenvolvimento das potencialidades individuais e faz crescer a comunidade através do conhecimento que a leitura proporciona. É um projeto que precisa ficar para sempre”.

Secretária Norma Moesch

“Somos poucos”, afirma o poeta Carlos Nejar. Mas somos, e acreditamos. Sigam, persigam pela criatura humana, pela sociedade do amanhã, pelo nosso penalizado Brasil. Parabéns à Secretaria de Município da Educação por este magnífico trabalho”.

Diretora da EMEF Francisca Weinmann, Nilse Weber

“No primeiro momento ficamos emocionados com a fala da nossa secretária Silvana, sobre o resultado positivo do Projeto Leitura no Coração, que envolveu toda a Rede Municipal de Ensino. Sabemos que é através da leitura que formamos alunos críticos e construtores do seu conhecimento. Também queremos elogiar o apoio e a confiança que recebemos da equipe da Smed. A Secretaria de Município da Educação é uma ferramenta importante para a construção do nosso trabalho. Elogiamos a palestra da Drª Anny, que proporcionou maior esclarecimento de dúvidas e situações que envolvem o nosso contexto escolar. O bom gestor precisa estar preparado na sua tomada de decisões para que todos se sintam seguros e felizes.”

Programação

Quarta (17)

14h – Palestra: Práticas Restaurativas - professora Cristina Martins

15h – Momento de reflexão – Vivência: Compartilhando Emoções (Smed)


Quinta (18)

 

8h - Respeitável público! Vai começar o espetáculo Leitura no Coração

8h30 - Palestra: Autonomia da Gestão Escolar: limites e possibilidades. Rosângela Correa da Rosa (Promotoria Regional de Educação)

10h30 – O Gestor Escolar e a construção do Plano Municipal de Educação (Smed)

12h – Encerramento

 

Texto e fotos: Acad. de Jornalismo Franciele Varaschini
Revisão e Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial