Notícias

28/11/2014

Caps Prado Veppo realiza projeto em parceria com acadêmicos da UFSM


Trabalhar questões motoras, sensoriais e psicológicas é o principal objetivo do projeto de construção do “Jardim Terapêutico Amor Perfeito”, que está sendo realizado no Centro de Atenção Psicossocial Prado Veppo (CAPS). A iniciativa é dos acadêmicos do 4° semestre da Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o apoio dos estagiários em Saúde Mental da Terapia Ocupacional, também da UFSM e dos usuários do Sistema de Saúde Mental. As atividades são desenvolvidas por meio da disciplina de Psicopatologia do curso de Terapia Ocupacional.

A professora e coordenadora do projeto, Rita de Cássia de Oliveira Barcellos, acredita que a atividade aproxima os estudantes de Terapia Ocupacional dos usuários de saúde mental. “A ideia é prestar serviço para esse coletivo de forma a estimular a participação cidadã e a contribuição na forma psiquiátrica”, explica a coordenadora.

O projeto é uma atividade terapêutica: “A intenção é incluir os acadêmicos nas atividades dos CAPS e transformar o espaço para reunirmos o maior número de usuários, criando uma ambiência. Trabalhamos questões pessoais deles e do grupo. A partir dessas atividades, eles trocam experiências e isso favorece a troca dialógica entre eles”, conta o monitor e Terapeuta Ocupacional, Luiz Pithan.

Para dar continuidade no projeto, o grupo precisa de doações de materiais como: tinta de borracha, garrafas pet, mudas de flores, pneus e materiais de jardinagem. Para mais informações o telefone é (55) 3921 7042.

Texto: Acadêmicas de Jornalismo Suellen Krieger e Mariana Pedrozo

Edição e revisão: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: João Vilnei

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial