Inicial > Notícias > Ação pelo Dia Mundial do Diabetes...

Notícias

21/11/2014 21/11/2014 17h15m

Ação pelo Dia Mundial do Diabetes mobiliza a Praça Saldanha Marinho


O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, motiva a ação promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes, nesta sexta-feira (21), na Praça Saldanha Marinho. Das 8h às 16h, profissionais de saúde do município, juntamente com acadêmicos de Enfermagem, Medicina e Biomedicina das instituições Fisma, Unifra e Ufsm, aplicam questionários sobre hábitos alimentares, pesagem corporal e exames de glicemia (HGT), gratuitamente à população. A expectativa é que sejam aplicados cerca de 3000 testes. 

A solenidade de abertura do Dia Mundial do Diabetes, cujo slogan deste ano é “Proteja nosso futuro”, foi realizada às 11h, com a presença da secretária de Saúde, Vânia Olivo, do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Marcos Troian; da responsável técnica pela Política de Hipertensão e Diabetes da Secretaria de Saúde, enfermeira Maria Elizete Nunes da Silva; da representante da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Antonieta Maria Bevilaqua; da representante da Fisma, Sandra Márcia Soares Schimdt e da representante do vice-prefeito, Carmem Barbosa.

A secretária Vânia Olivo destacou o trabalho realizado por Marcos Troian na prevenção, conscientização e promoção da saúde, principalmente em relação ao diabetes, enfermidade que coloca o Brasil em 4º lugar no ranking mundial de pessoas afetadas pela doença. “Este é um momento especial por termos pessoas que mobilizam ações como esta. Troian representa o estímulo para a ação”, definiu.

Além dos exames realizados na hora, a ação pelo Dia Mundial do Diabetes conta ainda com distribuição de folders sobre a doença, orientações nutricionais e sobre atividades físicas. O evento é uma parceria da Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Santa Maria, com apoio do Lions Clube Santa Maria Centro e indústria farmacêutica. 

 

População aprova a ação realizada na Praça Saldanha Marinho

Para a aposentada Sissonia Mena Barreto, ações semelhantes poderiam ser rotineiras. “Eu descobri que tenho diabetes faz uns dez anos. Eu faço o teste da glicose uma vez por semana na farmácia, para ter um controle. Essas atividades são muito importantes, são de graça, se tivesse uma vez por mês seria melhor ainda. É uma atividade importante para os diabéticos e para os alunos também, que aprendem bastante na pratica”.

Opinião semelhante tem Elisete dos Santos, que mesmo sem diabetes parou uns minutos na praça para realizar o exame HGT. “Eu não tenho diabetes, mas fiz o exame igual para saber como está à glicose e o resultado foi bom. Eu achei muito boa essa atividade aqui na praça, principalmente para quem tem diabetes. Tem bastante informações disponível para a comunidade e isso é muito importante”.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: João Vilnei

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial