Inicial > Notícias > Ministério do Esporte faz avaliação do...

Notícias

31/10/2014

Ministério do Esporte faz avaliação do ‘Esporte na Escola’, programa em curso na rede municipal


O Ministério do Esporte está em processo de avaliação dos programas sociais ‘Esporte na Escola’, ‘Segundo Tempo Universitário’ e ‘Esporte e Lazer da Cidade’, que estão em curso em escolas distribuídas pelo país. Santa Maria também está inserida nesse contexto e, para tanto, o professor de sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, André Brandão, esteve em Santa Maria para, em nome do Ministério do Esporte, dar inicio ao processo de avaliação. 

O objetivo deste primeiro contato foi verificar o andamento do projeto ‘Esporte na Escola’, que se desenvolve nas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME), realizado em parceria também com o Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Mais Educação. O avaliador conversou com os diretores e alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Pão dos Pobres Santo Antônio, Professora Maria de Lourdes Bandeira Medina e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Encerrada a primeira avaliação, o prof. Brandão destacou que o convênio está sendo desenvolvido em conformidade com as linhas gerais do projeto, com pequenas ressalvas visando o seu aperfeiçoamento em relação a realidade local.  “O importante é que o objetivo do programa esteja sendo desenvolvido, com vistas a alcançar o espaço de prática saudável de esportes como atividade pedagógica”. Ressaltou que a recomendação sob o ponto de vista do Ministério do Esporte, que “isso é um primeiro passo fundamental para institucionalizar o esporte como um direito”.

A região Sul é a primeira das cinco regiões que serão avaliadas, depois da visita à Santa Maria, a vez é das escolas do Município de Estrela, finalizando o processo no Estado Gaúcho.

 

Texto e fotos: Acad. Jorn. Franciele Varaschini
Edição: André Campos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial