Inicial > Notícias > Sob o selo “Sabor do Coração”,...

Notícias

29/09/2014

Sob o selo “Sabor do Coração”, 47 expositores da Feira dos Distritos comercializam R$ 120 mil


A chuva forte e intensa durante grande parte do domingo (29) afastou, no mínimo, 20 mil pessoas que eram aguardadas na Feira dos Distritos, evento paralelo que se realiza em pavilhão de stands no interior da Expofeira Agropecuária de Santa Maria. “Mesmo assim conseguimos números animadores, graças a qualidade dos produtos apresentados pelos 47 expositores que arrecadaram aproximadamente R$ 120 mil”, contabilizou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Rodrigo Menna Barreto, no balanço desta segunda-feira (29). Para Menna Barreto, o selo Sabor do Coração contribui para arregimentar os produtores em torno de uma certificação que confere a origem e o acompanhamento conforme a legislação ambiental e sanitária. Ele também destaca a contribuição do Hotel Fazenda Pampas, um marco de inovação no segmento de turismo rural.  

O produtor Oneide Weber mostrou-se satisfeito com a comercialização e com o reconhecimento à qualidade de seus produtos à base de cucas, pães caseiros, massas e derivados. Weber destaca as vantagens de estar legalizado há 3 anos, o que lhe permite participar de licitações e estar inscrito como fornecedor de produtos para a merenda escolar. “É importante também estarmos atento para as inovações; uma delas são os congelados de nhoque de mandioca”.

Outro destaque em inovação foi para a empresa Vimonte, responsável pela produção de óleos essenciais, oriundos da extração dos componentes voláteis de plantas cultivadas no distrito de Boca do Monte, como lavanda, citronela, menta, capim-limão e melaleuca.

O produtor de vinhos, Ildo Dalla Corte também considerou muito valorizada a participação de sua empresa, a Vinícola Dalla Corte, na Feira dos Distritos, ambiente no qual ele amplia o leque de clientes. “Não se trata de volume de vendas, mas de dar visibilidade ao produto e torná-lo conhecido; muitas pessoas nem conheciam a Vinícola e, depois da feira, recebi visitas oriundas dessa relação na feira”, declarou o produtor.

Outro destaque, para os programas da prefeitura para incentivo a produção do pequeno agronegócio, foi a doação de 200 doses de sêmen da raça de bovino de corte Devon para o programa PROCRIA-SM e, ainda, a doação de novilho jovem para o ENCORTE 2015. A contribuição foi realizada pelos proprietários da Cabanha Saudade, Ana Cecília Senna Ribas e da Cabanha Santa Alice, Henrique Ribas, e servirá para proporcionar acesso à sêmen Devon de alta qualidade aos produtores rurais inscritos no programa municipal.

 

André Campos
Fotos: João Alves
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial