Inicial > Notícias > Semana Nacional de Trânsito traz o...

Notícias

18/09/2014

Semana Nacional de Trânsito traz o tema “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”


Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre é o tema da Semana Nacional de Trânsito que começou nesta quinta-feira (18) e se desenvolve até o dia 25 de setembro. O objetivo visa conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. Em Santa Maria, a série de atividades iniciou nesta manhã, em evento no Salão de Atos do Gabinete do Prefeito e logo a seguir com uma ação na rua para orientação aos condutores de veículos, em frente ao prédio da SUCV.  

O prefeito Cezar Schirmer abordou a sucessão de tragédias no trânsito e ofereceu um olhar diferente para a banalização do número de perdas de vida, que hoje é superior a qualquer guerra mundial: “Quem ocasiona o acidente não é o carro, não é a máquina, é o condutor, é o elemento humano. Este é um processo de compreensão lento, mas inevitável, o de compreender que está em cada um que dirige a consciência e a responsabilidade pelo destino a que se quer chegar”. Para o prefeito essa conscientização deveria envolver também a indústria automobilística que desenvolve motores cada vez mais potentes sem alertar para as responsabilidades da velocidade do condutor e para a legislação restritiva.

O Secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini enfatizou as ações do programa de Educação para o Trânsito (EducaTrânsito), do recém empossado Comitê do Balada Segura e comentou sobre a escolha do tema, pretende ampliar o conceito de segurança dos mais vulneráveis.  Para Passini é necessário intensificar o debate sobre a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.

Para o professor Carlos José Antônio Kümmel Félix, especialista em Mobilidade Urbana, Engenharia de Tráfego e Planejamento de Transportes: “A questão do trânsito é uma questão cultural e podemos empreender mudanças a partir do comportamento e do envolvimento dos estudantes adolescentes encaminhando-os sob um novo olhar nas relações desse conceito moderno que é a mobilidade urbana e humana” enfatizou o especialista.

A professora diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antônio Reis, desenvolve um trabalho primoroso e elogiável no ambiente escolar, com “Alunos Guia”, dentro do Programa EducaTrânsito, desenvolvendo abordagens para orientação de condutores e distribuição de folhetos ilustrativos de cuidados no trânsito.  “É um trabalho intenso de educação para o trânsito, desde a pré-escola até o 9° ano. Nós damos também um enfoque para a leitura e escrita, tendo em vista isso, integramos atividades do trânsito e leitura”. As alunas Eduarda Machado e Kauany Dalmolin apresentaram um poema produzido em aula, sobre prevenção ao trânsito.

 

André Campos
Fotos João Vilnei
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial