Inicial > Notícias > ProFloresta: Prefeitura distribui o 1º lote...

Notícias

20/08/2014 26/08/2014 13h58m

ProFloresta: Prefeitura distribui o 1º lote de mudas e estima um extra de R$ 250 mil a 14 produtores


“Estamos propondo uma atividade que vai gerar renda extra para o pequeno produtor e, além de dinheiro na conta, será uma alternativa de grande produtividade pela otimização da área útil na propriedade e de suporte para melhorias das instalações, como moirões e tramas para as cercas, madeiramento para os galpões e lenha para o consumo; estamos trazendo algo realmente vantajoso”. Essa afirmação entusiástica foi feita pelo prefeito Cezar Schirmer no dia 30 de maio, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria ao anunciar o ProFloresta - Programa Municipal de Produção Florestal que prevê a distribuição de 30 mil mudas de eucaliptos e 1,5 mil de mudas nativas para produtores inscritos nos programas de incentivo rural do município. A iniciativa é contemplada pela ação das secretaria de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente. Esta, é a responsável pelo repasse de mudas nativas oriundas da compensação ambiental de áreas degradadas ou desmatadas e se encontram em créditos no Viveiro Niederauer; para o ProFloresta a Secretaria de Meio Ambiente destinou 2 mil mudas.  

Nesta quarta-feira (20) o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, e o técnico e instrutor do curso de cultivo e manejo de florestas pela Emater, Marciano Loureiro Filho, deram o primeiro passo para a efetivação do programa. Foram distribuídas e plantadas 1,2 mil mudas de eucaliptos e 60 mudas de árvores nativas (Ipê-Roxo, Canela, Timbaúva e Louro) para o produtor Waldemar André da Costa Silva, que destinou um “canto” de 0,4 hectare de uma área total de 2 há de sua propriedade para o plantio da pequena floresta. Ele espera já “colher” o resultado do plantio a partir do terceiro ano de cultivo, com a retirada de madeira para escoras da construção civil, com larga procura e valorização no mercado local.

Menna Barreto comemora a agilidade para a aquisição das mudas, por meio de licitação, oriundas do Viveiro da Afubra, reconhecido pela produção tecnológica em tubetes plásticos e com qualidade e sanidades asseguradas. O secretário informou que são 14 produtores integrados ao ProFloresta, perfazendo uma área conjunta de 15 hectares de cultivo, “o que permite estimar um retorno econômico de R$ 250 mil, dentro de um prazo de até 6 anos, proporcional a área plantada”

 

André Campos
Fotos: João Alves
Secretaria de Comunicação e Produção Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial