Notícias

20/08/2014 20/08/2014 16h52m

Prefeitura de SM prepara lançamento da II Semana Municipal da Educação Infantil, na próxima segunda


“Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser”. A frase, de autoria de Jean Piaget, ilustra o convite para a II Semana Municipal da Educação Infantil 2014, promovida pela prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed). A abertura oficial da semana acontecerá na próxima segunda-feira (25), às 14h, no Salão Nobre da sede da Prefeitura (SUCV), no Edifício João Fontoura Borges, 1934.

O evento, que contará com a apresentação artísticas das crianças do Núcleo Infantil Caic Luizinho De Grandi, terá a presença do prefeito Cezar Schirmer, da secretária de Município da Educação, Silvana Guerino, além de gestores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e Escolas de Ensino Fundamental (EMEF), com turmas de Educação Infantil.

O dia a 25 de agosto é considerado o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010, em um terremoto no Haiti. Já em Santa Maria, em 2013, foi instituída a Semana Municipal da Educação Infantil, comemorada na segunda quinzena de agosto de cada ano, por meio de lei municipal em consonância com a legislação federal.

O objetivo da Semana Municipal da Educação Infantil é promover um período de reflexão coletiva acerca da necessidade de garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção e a demais aspectos associados a uma educação de qualidade. A atividade também busca valorizar e dar visibilidade às práticas desenvolvidas pelos profissionais das Emeis, Instituições Conveniadas e Escolas Particulares de Educação Infantil do Município de Santa Maria. “Que organizam tempos, espaços e experiências educativas de modo a respeitar os desejos, as necessidades e o direito que as crianças têm de viver uma infância feliz”, explica a secretária Silvana Guerino.

Além da abertura oficial, na segunda-feira, a Semana conta com uma programação que inclui, entre outras atividades comuns, teatro, na terça-feira (26), no Largo da Viação Férrea. Já na sexta-feira (29), será realizada, na Câmara de Vereadores, a premiação do I Concurso Literário de Textos Coletivos da Educação Infantil, na modalidade de Poesia, com crianças desde o Berçário.

 

Texto: Jorn. Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: Arquivo/Prefeitra


 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial