Inicial > Notícias > Espaço Sabor do Coração comercializa mais...

Notícias

24/07/2014 24/07/2014 15h07m

Espaço Sabor do Coração comercializa mais de 100 produtos coloniais fabricados no município


Fotos: João Alves

Queijos coloniais e temperados, vinhos, salames e morcelas, massas, cucas, pães, doces em calda e até sorvete. Todos estes produtos, fabricados por agroindústrias do município, estão disponíveis ao público bem no centro da cidade. Desde o início de junho está funcionando, no Shopping Independência, na Praça Saldanha Marinho, o espaço de comercialização “Sabor do Coração”. A instalação do ponto de venda foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/SM. O espaço é gerenciado pela Cooperativa Mista Agropastoril Terra Santa.

No espaço Sabor do Coração, logo na entrada do shopping, o consumidor ainda encontra outros produtos, como biscoitos e bolachas, mel, chimias, rapadura, iogurte e linguiça. No total, são em torno de 100 itens cadastrados,  provenientes de nove agroindústrias do município. E, o que é mais importante, as empresas são formalizadas e ostentam o “Selo de Origem Sabor do Coração”, que confere aos alimentos a garantia de que são fabricados em Santa Maria, com acompanhamento técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Emater. Todos os produtores também participam do programa Pró-Agroindústria, coordenado pela SDR.

Para o prefeito Cezar Schirmer, que foi um grande incentivador da instalação do ponto de venda, o espaço é simbólico daquilo que a administração mais deseja para o município. “Queremos fortalecer, ampliar e valorizar o que é produzido nos distritos”, avalia o prefeito Cezar Schirmer. O presidente da Cooperativa Terra Santa, Roger Leal de Ávila, acrescenta que o município cedeu o espaço, ajudou as agroindústrias a se legalizarem, e financiou algumas melhorias através do Fundo Rotativo.

“Entre a população, a curiosidade e a aceitação são unânimes, quem passa aqui, olha e volta para comprar”, conta Ávila. O presidente da cooperativa explica que o local é adequado, tanto para o cliente quanto para o produtor. “O local é abrigado, e o ambiente é atrativo e organizado. Atende as necessidades desde o público mais simples até os mais exigentes”, explica Ávilla. O presidente ainda cita a vantagem para o produtor, que pode deixar o produto no local para a venda e retornar para a sua agroindústria. “Aqui temos pessoas responsáveis pela comercialização”, explica.

A partir do próximo mês, segundo o presidente da Terra Santa, será ampliada a venda de produtos orgânicos (arroz e farinhas). O consumidor também irá encontrar frango e ovos coloniais e maior variedade de embutidos. A cooperativa também planeja aumentar o número de produtores participantes. Outro atrativo para o público é ter um contato direto com o produtor, que, não raro, chega ao local para entrega de novas mercadorias. Aos sábados, ainda há a possibilidade de degustar os produtos, a partir das 10h, e saber como eles são fabricados.

O Espaço Sabor do Coração funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Aos sábados o local abre ao público das 10h às 14h. A atendente de vendas, Sandra Elisabete dos Santos, conta que recebe uma média de 50 a 60 clientes por dia e que a procura maior é por pães, laticínios e embutidos.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: João Alves


 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial