Inicial > Notícias > Educação Inclusiva: prefeito e secretária abrem...

Notícias

21/07/2014 21/07/2014 11h13m

Educação Inclusiva: prefeito e secretária abrem oficialmente o 10º curso de formação, nesta segunda


“A educação é o principal, senão o único, instrumento de ascensão social”. Foi com estas palavras que o prefeito Cezar Schirmer abriu, na manhã desta segunda-feira (21), a 10ª edição de um dos mais conceituados e importantes seminários sobre educação da região: o Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. As atividades, que acontecem no Itaimbé Palace Hotel, visam discutir ações, procedimentos e propostas para garantir o acesso e a permanência das crianças, com algum tipo de deficiência, na escola.

O chefe do Executivo, durante a abertura, salientou a necessidade de debates acerca do tema. “A educação inclusiva é uma ponta de esperança e de luz para as crianças, com necessidades especiais, que aportam em nossas escolas”, disse. Schirmer destacou o constante crescimento dos índices de qualidade de ensino em Santa Maria. “As escolas vêm apresentando resultados consistentes na qualidade de educação, em nossa cidade”, comentou, frente a mais de 850 gestores, educadores e profissionais da área.

Para a secretária da Educação, Silvana Guerino, as decisões educacionais que serão construídas na jornada devem ser propositivas, de modo a assegurar a qualidade de ensino aos alunos com deficiência. “Para que tenhamos uma verdadeira educação inclusiva é preciso levar em conta que os indivíduos são singulares. Precisamos assegurar ao estudante o direito efetivo à educação”, ressaltou. A abertura do curso de formação aconteceu no Itaimbé Palace Hotel, nesta manhã.

Curso de formação segue até quinta-feira

Mais de 850 gestores, educadores, secretários de município da Educação e profissionais, de 38 municípios da região central do Estado, acompanham de perto o 10º Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. Neste ano, o seminário aborda o tema “Educação Inclusiva: processos, práticas e múltiplas linguagens”. As atividades, que iniciaram nesta segunda, seguem até a próxima quinta-feira (24).

Jornalista Luiz Otávio Prates

Fotos: João Vilnei

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial