Inicial > Notícias > Além do fundamental: estudantes do município...

Notícias

03/07/2014 04/07/2014 10h44m

Além do fundamental: estudantes do município terão complementação no contra turno escolar


O prefeito Cezar Schirmer assinou em seu gabinete um dos mais importantes programas sociais na área da educação em seu governo. Trata-se de um convênio com a Fundação Banco do Brasil, uma tecnologia social que oferece complementação escolar para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com idades entre 6 e 18 anos incompletos. “A nossa base de ensino municipal tem avançado bastante, isso permite que nós possamos buscar projetos complementares como este, que reafirma o nosso compromisso e a nossa convicção de que é pela educação o meio de transformação e de afirmação para a plena cidadania”, disse. O vice-prefeito José H. Farret prestigiou o evento.

A secretária de Educação, Silvana Guerino, comemora o fato de o município ter vencido uma longa jornada burocrática, até a efetiva assinatura do acordo para a implementação do programa educacional. “Em dezembro de 2010 o prefeito Cezar Schirmer oficializou o interesse junto à Fundação Banco do Brasil; em julho de 2013, assinamos um acordo de intenções e agora consolidamos uma das mais significativas políticas públicas voltadas para a educação complementar; trata-se de um grande momento para todos nós”, exultou a professora. Após a capacitação de educadores, os alunos participantes desenvolverão atividades lúdicas, no contra turno escolar em “oficinas” a serem montadas na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Santa Maria.

Para o superintendente Regional de Varejo, do Banco do Brasil, trata-se de um programa com “excelentes resultados, com 52 mil crianças atendidas no Brasil, com 3.700 educadores sociais, desenvolvido em 400 municípios, dentre eles 44 estão no RS”. Ele destaca ainda que o trabalho está fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente. Esse trabalho prevê a abordagem de temas como educação ambiental, saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.

“O programa é essencialmente social, visa à articulação com educadores e estudantes oriundos de áreas de vulnerabilidade social com ações complementares efetivas, inclusivas, práticas e até, eu diria, emancipadoras”, enfatiza o presidente da AABB Santa Maria, Juarez Fernando Lopes. Entusiasta do programa, ele comemora o fato de o município ter conseguido uma das vagas em disputa no cenário nacional, já que a maioria dessas vagas é voltada para os estados do nordeste brasileiro. “Vocês vão se apaixonar por esta causa, muito mais do que eu me apaixonei”, assegurou Lopes, dirigindo-se ao chefe do Executivo e sua equipe.

Também participaram do encontro o gerente da Agência Centro, Celso Alberto Rocha, Pedro de Oliveira (BB), Terezinha Venturini (Smed) e Roberta Rossi (AABB).

 

 

André Campos
Fotos: Vítor Miraihl 
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial