Notícias

03/07/2014 26/08/2014 14h02m

Efeitos da chuva: prefeitura libera R$ 1 milhão para minimizar danos na infraestrutura da cidade


Pontes do interior foram totalmente destruídas / Foto: Vitor Mirailh

Santa Maria foi castigada, nos últimos dias, por chuvas intensas e contínuas. As enxurradas provocaram alagamentos, abriram buracos nas ruas da região urbana, destruíram pontes e deixaram as estradas do interior intransitáveis, isolando acessos às propriedades rurais e ilhando os moradores. O cenário trouxe preocupação à administração municipal. Por isso, o prefeito Cezar Schirmer anunciou, na manhã desta quinta-feira (3), a liberação de R$ 1 milhão para minimizar os problemas de infraestrutura do município.

O recurso, que não estava previsto no orçamento da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços, será aplicado na compra de materiais como galerias, tubos, madeiramento, asfalto, pedras e outras matérias-primas para a recuperação de pontes e de estradas do interior, de bueiros e de ruas pavimentadas da região urbana de Santa Maria. “Infelizmente, a chuva causou muitos danos e prejuízos à nossa cidade. Este é um quadro doloroso, que nos lastima, pois todos os cidadãos foram atingidos de alguma forma”, lamentou o prefeito Schirmer.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, a verba será destinada exclusivamente para amenizar os danos ocasionados na cidade pelas intempéries do último final de semana. “O recurso deve amenizar a situação. Vamos utilizá-lo para compra de materiais e consequente recuperação das pontes de caíram, dos buracos que se formaram no asfalto, dos bueiros e das ruas destruídas, entre outras ações”, explica.

O chefe do Executivo lembra a rápida intervenção da prefeitura em atividades com intuito de minimizar os efeitos da chuva, como o atendimento e doações às famílias atingidas, o monitoramento de áreas de risco e a interdição de pontes e encostas, além de ações paliativas como as operações Tapa Buracos.

Prefeitura atua na recuperação de ruas

Foi só o mau tempo dar uma trégua, nos últimos dois dias, para a prefeitura iniciar as ações de recuperação das ruas da região urbana. Mais de 450 buracos que se formaram nas vias da cidade, em virtude da intensa e contínua chuva do último final de semana, foram devidamente tapados pelos profissionais da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços. Mas o serviço não para por aí: a Operação Tapa Buracos segue enquanto houver tempo bom em Santa Maria.

Jornalista Luiz Otávio Prates                                     

Fotos: Vitor Mirailh

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial