Inicial > Notícias > Campanha de vacinação contra a gripe:...

Notícias

22/04/2014 22/04/2014 15h35m

Campanha de vacinação contra a gripe: imunização começou nesta terça-feira (22) na zona urbana e rural do município


Começou nesta terça-feira (22), em Santa Maria, a Campanha de Vacinação contra o Influenza 2014. A imunização, que protege contra o vírus da gripe, acontece nas Unidades Básicas de Saúde e ESFs, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Município da Saúde. A ação se estende até o dia 9 de maio e tem como meta imunizar 67,64 mil pessoas, da zona urbana e rural do município.

A campanha, que segue o calendário nacional, é voltada aos grupos considerados prioritários, que são os trabalhadores de saúde; gestantes; indígenas, idosos, população privada de liberdade e mulheres após o parto. Neste ano, o segmento das crianças ampliou a faixa de abrangência, serão imunizados desde os bebês de seis meses até os cinco anos incompletos.

No sábado (26) terá vacinação durante todo o dia

Além do calendário de vacinação nas unidades de saúde do município, a população terá mais uma oportunidade de receber a imunização. No próximo sábado (26), das 8h às 18h, será realizado o “Dia D”, com vacinação em todas as US e ESFs. Nesta mesma data também haverá vacina na Praça Saldanha Marinho, em uma Unidade Móvel, e no Monet Plaza Shopping. A Vigilância em Saúde alerta que nos postos volantes somente serão vacinados os adultos.

Nos outros dias da campanha a população pertencente aos grupos prioritários deverá procurar a vacina nas unidades de saúde do município e ESFs, e também no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). O calendário atualizado da vacinação, na zona urbana e nos distritos, divulgado nesta terça pelo Setor de Imunização e Epidemiologia da Secretaria da Saúde está disponível nos anexos.

Distritos terão calendário especial de vacinação

De acordo com o cronograma da Secretaria da Saúde, os moradores dos distritos terão um atendimento especial de prevenção à gripe. A escala da zona rural será concomitante ao atendimento da Unidade Móvel de Saúde e também terá datas adicionais. A vacinação nos distritos também inicia dia no dia 22, em Santa Flora: na Colônia Grapea, no turno da manhã, e na sede da escola, à tarde. (Confira o calendário atualizado).

Campanha de Vacinação contra o Vírus Influenza 2014
Período: 22 de abril a 9 de maio, dia D em 26 de abril

Grupos Prioritários
- Crianças 6 meses a 5 anos
- Trabalhadores de Saúde
- Gestantes independente da idade gestacional
- Indígenas
- Idosos
-População privada de liberdade
-Puérperas até 45 dias após o parto
Meta total: 67,64 mil


Texto: Jorn. Vera Jacques
Foto: Gardel Silveira



 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial