Notícias

16/04/2014 16/04/2014 16h56m

Reunião no TCE esclarece prefeitura para abertura da licitação do transporte público em Santa Maria


Nesta terça-feira (15), o secretário de município de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, participou de reunião no Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Porto Alegre, com vistas a buscar auxílio técnico para abertura do edital de licitação do transporte coletivo da cidade. O secretário estava acompanhado pelos técnicos do Setor Administrativo, Nara Pereira, e do Setor de Transporte Público, Sílvio Souza.

A equipe de trabalho reuniu-se com os auditores do Setor de Licitações do TCE, Airton Rehbein e Fernanda Nunes. Na ocasião, foi apresentado o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU) para esclarecer as medidas técnicas da mobilidade em Santa Maria, dando embasamento para a discussão sobre o novo modal de transporte a ser desenvolvido na cidade. O secretário também entregou aos auditores a Proposta Técnica de Minuta de Diretrizes e Regulamento para o Planejamento e Gestão da Mobilidade Urbana, documento que contém as informações necessárias para a implantação das propostas e medidas contidas no PDMU. “Para que seja construído o edital de licitação do transporte público”, explica Passini.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), para a abertura do edital repercutiu positivamente entre os auditores, que analisaram os dados técnicos e as propostas apresentadas. Como o processo de abertura de licitação para o transporte público ainda não tem uma base concreta, foi aconselhado que a comissão buscasse subsídios técnicos junto a cidades que já implantaram o sietema como Canoas, Bagé, Curitiba e Brasília. O TCE pretende auxiliar durante o processo que envolve a abertura do edital, bem como no desenvolvimento após o processo licitatório.

O Secretário Miguel Passini tem uma boa perspectiva sobre o desdobramento do processo e o encaminhamento do edital. “Santa Maria é o primeiro município do Interior do Estado que vai implantar o processo de licitação. Pretendemos mudar o cenário do transporte coletivo na cidade. Nossa atitude é de para que haja transparência e compromisso com o cidadão”, argumenta Passini.

 

Texto: Acad. Jorn. Renan Mattos
Edição: Jornalista Vera Jacques
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial