Inicial > Notícias > Escolas da rede municipal se unem...

Notícias

16/04/2014 16/04/2014 14h55m

Escolas da rede municipal se unem à comunidade em prol do incentivo à leitura. Ações ocorrem nesta quarta-feira (16)


Piquenique Literário e encenação teatral aconteceram em frente à Emei Sinos de Belém, na Nova Santa Marta/Foto: João Alves

 “Que vocês tenham como melhor amigo o livro. O livro é muito importante na vida de cada um de vocês. É com ele que vocês vão adquirindo mais e mais conhecimento”. Foi com este conselho que a secretária de município da Educação, Silvana Guerino, se dirigiu aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Carlos, localizada no Bairro Urlândia, na manhã desta quarta-feira (16). Os estudantes se preparavam para a Caminhada na Comunidade.

A Ação, proposta pela secretaria, envolveu todas as escolas da rede, e faz parte do Projeto Leitura no Coração, que se desenvolve desde o início do ano letivo, em Santa Maria. “É com o livro que vocês vão ser indivíduos, atuantes, participativos, e é com ele que vocês vão mudar o mundo, é através do conhecimento”, completou a secretária. A titular da pasta da Educação, Silvana Guerino, percorreu as escolas acompanhada pela superintendente da Educação Básica da Smed, Gisele Mahmud e pelas coordenadoras do Projeto Leitura no Coração, Silviane Monteiro Sathres e Daniele da Silva Martins.

Tendo à frente os alunos da Oficina de Percussão, do Programa Mais Educação, a caravana de alunos, professores e direção percorreu as principais ruas do bairro. Com alegria contagiante, embalados por música e fantoches, os estudantes distribuíram informativos produzidos na escola e realizaram o empréstimo e a troca de livros para os moradores do bairro. A atividade, que terá continuidade no turno da tarde, vai envolver cerca de 200 alunos da EMEF São Carlos. As ações são coordenadas pela diretora, Rosilane de Lourenço Lorenzoni e pela vice-diretora, Maria Denize Urbanetto.

Emei Sinos de Belém reuniu comunidade em frente à escola

Na área verde em frente à Escola de Educação Infantil Sinos de Belém, no Bairro Nova Santa Marta, professores, pais, alunos e comunidade participaram do “Piquenique Literário”. A principal ação foi a encenação da peça teatral “O Coelhinho que não queria estudar”, que integrou o projeto de estímulo à leitura com a comemoração da Páscoa. A diretora, Sandra Kemerich, explica que a escola já trabalha com o despertar para a leitura há vários anos e, agora, como reforço, se inseriu no projeto proposto pela Smed. “Este projeto vem dar mais respaldo ao que já desenvolvemos com os alunos”, conta Sandra.

Após o término do teatro, o clima foi de descontração. Sentados no chão, em círculos, os pequenos alunos, junto com os pais, fizeram um lanche coletivo e ouviram mais histórias de livros dispostos em cestas. Mãe de dois alunos na escola, de quatro e seis anos, a dona de casa Lucimar de Souza Coelho participava ativamente as atividades. ‘É um incentivo muito bom, as crianças aprendem muito. “Sempre que eu tenho um tempo, eu paro para ler um livro para eles, lá em casa”, afirma Lucimar.

Com orelhas de coelhinho, a professora Odete de Carli, atuou na peça teatral e interagiu com os alunos na adaptação da peça “O Coelhinho que não queria estudar”. A professora explica que a mensagem é o incentivo à leitura, porque o coelho pensava que não precisava estudar para ler bilhetes. “Como é época de Páscoa se encaixou bem”, ressalta Odete. A professora acrescenta ainda que a atividade uniu o estímulo à leitura, ao incentivo à frequência escolar e à amizade. A coordenadora do Leitura no Coração, Danieli da Silva Martins, que acompanhou de perto as atividades nas escolas, salienta que esta foi a primeira ação de rede envolvendo a comunidade. Daniele antecipa que estas ações serão mensais, junto aos projetos que já são desenvolvidos pelas instituições de ensino. Segundo Daniele, houve a participação de todas as escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e de Campo.

O Projeto Leitura no Coração foi implantado pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed), no início deste ano. O projeto visa proporcionar aos estudantes das escolas municipais a experimentação e exploração das múltiplas linguagens, através da promoção de ações que incentivem e ampliem as possibilidades de leitura e de escrita nas escolas da rede. “Buscando oportunidades de compartilhar saberes entre comunidade escolar e entre as escolas da rede municipal”, explica a secretária de Educação, Silvana Guerino.

As coordenadoras do Leitura no Coração informam que o projeto, que tem o apoio da Casa do Poeta de Santa Maria, prevê ações mensais, que serão realizadas junto às comunidades das escolas, e ações permanentes. Entre estas atividades está o Ônibus da Leitura, que será lançado no segundo semestre; os Padrinhos da Leitura (junto com a Casa do Poeta); Contador de Histórias, além de visitas a bibliotecas e jornais. O Leitura no Coração conta ainda com a participação do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF).


Texto: Jornalista Vera Jacques
Fotos: João Allves

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial