Inicial > Notícias > “SM vive um ciclo virtuoso, é...

Notícias

16/04/2014 16/04/2014 11h43m

“SM vive um ciclo virtuoso, é preciso somar e multiplicar com o espírito do pensar coletivo”, conclamou Schirmer na Câmara


O prefeito Cezar Schirmer compareceu à Câmara de Vereadores para o cumprimento de rito regimental que prevê a realização de sessão extraordinária especial, dentro de 60 dias do início do período legislativo. Mais do que prestar contas, conforme prevê o dispositivo legal, para apresentação do balanço do último período e exposição de planos para o decorrer do ano, o chefe do Executivo fez uma reflexão acerca dos esforços empreendidos como norte, como determinação de sua gestão que sinalizam no tempo presente a antecipação vigorosa do futuro em ações consolidadas que ultrapassarão o seu mandato. “O bom governante não é apenas o que governa para o dia a dia, mas aquele que projeta o futuro. Por isso, quero anunciar algumas das medidas tomadas e que dão à administração esta dimensão de imbricamento entre presente e futuro”, disse.

Antes, na introdução de sua fala, o prefeito fez uma homenagem póstuma à vereadora Maria de Lourdes Castro, falecida em setembro de 2013. “A vereadora Maria de Lourdes estava no vigor, no auge de seu entusiasmo e de liderança política”, lamentou.

Ao invés de um relatório ponto a ponto, o prefeito analisou a contribuição decisiva de iniciativas, muitas delas com histórico de justificativas de dificuldades e de impossibilidades, que no seu governo tem sido enfrentadas e superadas. Nomeou, entre os problemas que ficaram no passado, o empreendimento de municipalização do aeroporto e o sucesso da Azul Linhas Aéreas, com dois voos diários para Porto Alegre, reduzindo, em condições econômicas, a distância de quatro a cinco horas, para uma hora entre Santa Maria e Porto Alegre. Já são 30 mil pessoas entre idas e vindas em seis meses de operações.

Da mesma forma, trouxe a questão do transporte coletivo, elencando as melhorias implementadas e reforçando a determinação de realizar licitação para a concessão e modernização desse serviço ainda neste ano. Outra área com problema histórico, enfrentado pelo município, é a da insuficiência de transporte de passageiros individuais: o serviço de táxi. O prefeito destacou que os vereadores têm a possibilidade de votarem um projeto de lei que é diferenciado e, assim, contribuírem para prover o aumento no número de táxis e introduzir melhorias no serviço. Ele perguntou aos vereadores: “há quanto tempo não se faz a concessão de novas licenças para o serviço de táxi?”. “Há 43 anos se mantém o mesmo número de concessões”, disseram os parlamentares.

O prefeito ainda destacou, e agradeceu aos vereadores, pela contribuição a projetos inovadores e que consolidam essa noção de assentar as bases do futuro agora, no tempo presente. Fez referências ao Plano de Mobilidade Urbana, ao Plano de Saneamento Ambiental, Plano Diretor de Informática e Plano de Manejo de Parques. Enalteceu os investimentos em tecnologia e digitalização de imagens, dados e informações que disponibilizará pela internet toda e qualquer informação de urbanismo aos cidadãos. Comemorou, salientando que é obrigação de todo o governante os avanços gradativos empreendidos para dotar a gestão pública de transparência, inicialmente com todas as informações de vencimentos dos servidores públicos disponibilizadas no site da prefeitura e, recentemente, uma lei para implantar processos de controladoria, corregedoria, ouvidoria e serviço de informação ao cidadão.

Schirmer ainda foi enfático ao divulgar o montante que sua administração já pagou em precatórios, créditos já transitados em julgado que o município deve ao cidadão. De acordo com o chefe do Executivo, foram mais de R$ 25 milhões em valores devidos e pagos por meio de uma gestão fiscal e financeira rigorosa e séria.

Da mesma forma, também ressaltou os avanços no Distrito Industrial, nas iniciativas de apoio às empresas locais por meio de leis como a da micro e pequena empresa e a da inovação que premia e estimula iniciativas inovadoras. Destacou ainda as ações nas secretarias da saúde e da educação, notadamente na modernização tecnológica em curso.

Mesmo sem apresentar um relatório pontual de obras, serviços e investimentos o prefeito arrolou várias iniciativas de orientação político-administrativa de maneira a expressar o que ele definiu como “a referência de um governo que não pensa apenas o cotidiano, mas introduz as mudanças que preparam o terreno para assentar com solidez as bases do futuro”. “Santa Maria vive um momento extraordinário, um ciclo virtuoso, é preciso somar e multiplicar”, qualificou, evocando que as motivações de disputa sejam reservadas para o período eleitoral e, antes, que “os espíritos se emanem da grandeza do pensar coletivo”.
 

André Campos
Fotos: João Alves
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial