Inicial > Notícias > Prefeitura reúne escolas de samba de...

Notícias

13/01/2014 13/01/2014 12h21m

Prefeitura reúne escolas de samba de Santa Maria. Agremiações correm contra o tempo para entrar na avenida


Reunião com as agremiações, coordenada pela secretária Marília Chartune, aconteceu na sexta-feira (10), na secretaria/Foto: João Alves

A organização de uma festa com a dimensão e a participação popular do Carnaval de Rua é sempre um desafio que demanda a interação de várias forças e instituições. No caso de Santa Maria, o prefeito Cezar Schirmer tem determinado que haja uma atenção especial para que a maior festa popular do Brasil tenha o brilho, a alegria e a participação massiva da população.

Por meio da Secretaria da Cultura, a administração municipal tem procurado aglutinar os desejos e as necessidades conforme as possibilidades estruturais. Nesta direção, na última sexta-feira (10) a secretária de Cultura, Marília Chartune Teixeira, coordenou uma reunião com os representantes de escolas de samba de Santa Maria comprometidos a entrarem na avenida Liberdade, em março, quando está agendada a festa.

A maior preocupação das entidades persiste em atender a tempo às exigências de segurança nas quadras de ensaio. Para tanto, há uma frente de trabalho composta pela administração municipal, vereadores, carnavalescos, técnicos e bombeiros com vistas à implantação das medidas preventivas e evacuação rápida em grandes concentrações populares.

A secretária Marília pondera que este será um "carnaval atípico", em função do pouco tempo que as escolas de samba têm para realizar os ensaios e mobilizar as suas comunidades. No entanto, a titular da pasta da Cultura assegura que o poder público está realizando todas as ações referentes à viabilização da festa na avenida, e que após a liberação das quadras de ensaios haverá nova reunião para discutir necessidades específicas de cada agremiação.

Ao final do encontro, que aconteceu na sede da secretaria, na Gare, os representantes ainda discutiram questões referentes à forma de distribuição, pela prefeitura, dos valores de incentivo às escolas de samba, anunciados em R$ 30 mil para cada uma. Com relação à sonorização da avenida os representantes de escolas também propuseram
sugestões acerca da estrutura a ser disponibilizada para o desfile, de maneira a incrementar a interação com o público.

 

Texto: André Campos
Fotos: João Luiz Alves Flores

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial