Notícias

06/01/2014 28/08/2014 16h11m

Prefeitura promove reuniões com escolas de samba para discutir o Carnaval de Rua de Santa Maria


Surgem os tamborins, vem emoção; A bateria vem no pique da canção; Vem viver o sonho que sonhei; Música encanta e o povo canta assim; Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós; E que a voz da igualdade; Seja sempre a nossa voz. O samba enredo da Imperatriz Leopoldinense, de 1989, traduz a vibração que sempre contagia e inspira a maior festa popular dos brasileiros: o Carnaval.

Em Santa Maria não é diferente. Se depender do entusiasmo e da força de vontade demonstrados inicialmente pelos carnavalescos, e pelo apoio que a prefeitura tem manifestado como estímulo à montagem da estrutura na Avenida do Samba, então o nosso carnaval tem a melhor e mais otimista expectativa para o sucesso de sua realização. A Secretaria de Cultura é a responsável pela organização da parte artística do evento, e a ela se somarão outras secretarias, tidas como estratégicas e fundamentais para tornar a Avenida Liberdade em uma verdadeira passarela do samba.

Decreto Executivo assinado pelo prefeito Cezar Schirmer estabelece as normas para as festividades no período de carnaval, na cidade. O documento estabelece as regras e oficializa a data do Carnaval de Rua de Santa Maria: 14, 15 e 16 de março de 2014. Durante os três dias, as nove escolas de samba do município entrarão na avenida para os desfiles. “O Carnaval é a mais autêntica forma de expressão cultural e artística por meio de um sentimento de bem-estar e alegria que faz parte da identidade do povo brasileiro. E Santa Maria pode mostrar essa sua capacidade de superação e de energia vibrante”, comentou o chefe do Executivo.

De acordo com a secretária da Cultura, Marília Chartune, as reuniões iniciais darão conta dessa distribuição de tarefas e de apreciar as sugestões para tornar o evento mais receptivo e participativo, como, por exemplo, a ideia de uma praça de alimentação que contemple uma parcela maior do público que se distribui ao longo da avenida. A secretária lembra que o chefe do Executivo propôs a destinação do valor de R$ 30 mil para cada escola de samba, como forma de fazer frente a despesas básicas de estruturação das entidades. Ao total, R$ 270 mil das entidades se somarão às despesas de iluminação, sonorização, arquibancadas, entre outras adequações.

As adequações preveem pintura da pista, montagem de camarotes e arquibancadas, definição de espaços para áreas temáticas ao longo da avenida, iluminação, sonorização, sinalização de trânsito, segurança e todo um aparato necessário para acomodar a multidão. Da mesma forma, a prefeitura mantém contato com a Liga das Escolas de Samba de Santa Maria, que estão adequando suas instalações em conformidade com as exigências legais de prevenção contra incêndio e outros riscos. Para tanto, os carnavalescos discutem a questão em uma reunião, nesta segunda-feira (6), às 14h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores.

Texto: André Campos
Foto: Arquivo

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial