Notícias

09/11/2013 09/11/2013 15h30m

Santa Maria recebe acervo de um grande mestre da arte moderna. Mostra de Glenio Bianchetti está no Masm, até 8 de dezembro


O mestre da pintura, e sua esposa, recebem o carinho do público e convidados para a abertura da mostra, no Masm/Foto João Vilnei

Santa Maria recebeu com festa, na noite desta sexta-feira (8), um ícone da arte, da cor e das formas. Às 20h foi aberta, oficialmente, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm), a exposição das 70 obras do pintor Glenio Bianchetti, da série “Grandes Mestres”, que chega a sua terceira edição. Bianchetti, que participou do evento juntamente com sua esposa, Aliema, é um artista gaúcho, nascido em Bagé, e radicado há muitas décadas em Brasília. É considerado um dos grandes nomes do Modernismo, da linha dos pintores da nova figuração.

A abertura da exposição de Bianchetti contou com a participação da secretária de Município de Cultura, Marília Chartune Teixeira; do secretário adjunto, Josias Ribeiro; do diretor do Masm, Márcio Andrei Flores; da vereadora Sandra Rebelato, representando o Legislativo Municipal; do coordenador geral da Série Grandes Mestres, Henrique de Freitas Lima; da curadora da mostra, Helenice Porcella, e de Renato Barbieri, diretor do documentário sobre a vida e a obra do artista, cuja exibição, no anexo no Masm, antecedeu a abertura da mostra.

Aos 86 anos, e sem perder de vista sua inseparável companheira de vida e auxiliar na casa-atelier, que mantém em Brasília, Glenio Bianchetti mostrou que como ser humano é tão grande e especial quanto a sua obra. Com a gentileza e tranquilidade, características que só possuem as pessoas iluminadas, atendeu a todos , distribuiu abraços e pousou para fotos. Na hora do discurso, ficou sem jeito, não é dado a estes protocolos, mas, mesmo assim, deu uma lição de humildade. “Agradeço a presença de todos, estou muito orgulhoso por este momento e satisfeito. Espero que a minha exposição sirva para alguma coisa”, diz com modéstia.

A secretária de Cultura, que também é artista plástica, avalia como uma grande oportunidade para Santa Maria sediar uma mostra como a de Bianchetti, e convida os moradores da região para também visitarem a exposição, que fica no Masm até o dia 8 de dezembro. Marília explica que dois fatores fundamentais contribuíram para a conquistada mostra. Em primeiro lugar o fato de a cidade contar com um espaço como Masm, que é considerado pelo curador da série, Freitas Lima, um dos poucos museus do interior do estado que tem capacidade para abrigar obras desse nível e desta qualidade.

Mas antes disso, Marília ressalta o esforço conjunto e desejo do prefeito Cezar Schirmer de realizar esta exposição em Santa Maria. “O empenho do prefeito foi muito mais valioso para nós, porque a gente sente que é um prefeito que se preocupa muito com a cultura e com a arte, e isto é muito bom”, ressalta a secretária.

“A maior mostra que Bianchetti já fez em sua vida está aqui em Santa Maria”. A constatação é do coordenador da exposição, Henrique Freitas Lima, que já trouxe para a cidade as outras duas edições da Série Grandes Mestres, dedicadas a Zorávia Bettiol e a Danúbio Gonçalves. “Santa Maria está assistindo, a parir de hoje, por um mês, algo que talvez nenhum outro município vai ver, um recorte dos 40 anos da obra de Glenio”, assegura Lima, durante o seu pronunciamento na abertura do evento.

O coordenador ratifica o apoio da prefeitura e do prefeito Cezar Schirmer, imprescindível, segundo ele, para que a mostra chegasse à cidade. Freitas Lima explica que são 70 obras, de períodos diferentes, com sua produção em pintura de 1949 até os dias atuais, com muita riqueza de detalhes e cores vibrantes. Ainda sobre o Masm, o coordenador é categórico. “Hoje vocês estão dentro do mais importante espaço de artes visuais fora da capital. Definitivamente Santa Maria está no roteiro das artes visuais do Rio Grande do Sul”, enaltece.

Glenio Banchjetti é um dos principais pintores e gravadores brasileiros, considerado um dos pilares da arte moderna, que se desenvolveu no Rio Grande do Sul e ganhou ares nacionais. O diretor do Masm reafirma as qualidades do artista. “Importante mestre de olhar sensível refletido em sua obra, através de sua arte, suas cores, luzes, sombras e texturas. A pincelada segura, repleta de significações e simbolismos que surgem firmes revelando a forma, o elemento, a paisagem e a figura humana”, analisa Márcio Flores.

O acerto de Bianchetti está disponível para o público, no Masm, até 8 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 14h às 18h. O Museu de Artes de Santa Maria fica na Avenida Presidente Vargas, 1400.

Confira
Período de Visitação
De 9 de novembro a 8 de dezembro de 2013
De segunda a sexta, das 8h às 18h e sábado das 14h as 18h


Texto: Jorn. Vera Jacques
Foto: João Vilnei
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial