Notícias

27/09/2012 27/09/2012 15h37m

Aberta a 45ª Expofeira com Caminhão do Peixe, Feira dos Distritos e serviços de saúde


Destaque para o pavilhão da Microempresa, que abriga a Feira dos Distritos, organizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da união de esforços das secretarias de Município de Turismo (SMT) e de Desenvolvimento Rural (SDR). Foto: João Alves/

Abriu ao público, na manhã dessa quinta-feira (27), no Parque de Exposições da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a 45ª Expofeira Agropecuária de Santa Maria (Expofeira), uma das maiores do segmento no Estado. Repleta de atrações, como animais, shows, competições campeiras, leilões e estandes das gigantes da agroindústria da cidade e região, a Expofeira vai até o próximo domingo (30).

Em meio a tantos pavilhões, destaque para o pavilhão da Microempresa, que abriga a Feira dos Distritos, organizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da união de esforços das secretarias de Município de Turismo (SMT) e de Desenvolvimento Rural (SDR). Em sua quarta edição, a Feira dos Distritos reúne 38 expositores, o maior número já registrado desde sua criação em 2009.

O número provavelmente seja o maior entre todas as edições da Expofeira, pois antes de 2009, a participação requeria investimento, conforme a expositora Noêmia Vera Kurtz. “Antes tínhamos que pagar o espaço e não tínhamos como. Então, a solução era dividir o estande com outro expositor. Agora facilitou tudo com o Programa de Desenvolvimento Rural, que participo, o Pró-flor. O ano passado já foi ótimo e espero que esse seja ainda melhor.”, explica a produtora que sustenta a família com a comercialização de suas orquídeas.

Interação
A Feira dos Distritos é um espaço voltado para promover a interação entre produtores rurais, empreendedores de agroindústrias, artesãos, culinaristas, animadores culturais, da zona rural de Santa Maria, além de palestrantes, oficineiros, e cases de sucesso. É um espaço onde o contato direto entre produtor e consumidor fomenta a troca de experiências e a abertura de novos negócios.

Palestra
Também nessa quinta-feira, às 19h, a SMT promove um colóquio, “Turismo e Desenvolvimento Rural em Santa Maria”, através de uma série de apresentações de painéis e trabalhos da área. O encontro é uma parceria com o Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR), e comemora o Dia Mundial do Turismo.

Caminhão do Peixe
O Caminhão do Peixe também estará presente durante a 4ª Feira dos Distritos, na 45ª edição da Exposição Feira Agropecuária de Santa Maria (Expofeira). Nesta quinta-feira (27), acontecerá o abate dos pescados para a comercialização e de sexta (28) a domingo (30), o público poderá comprar peixes com custo mais baixo, de R$ 6,90 R$ 8,50 o valor do quilo, e criados por produtores rurais de Santa Maria que recebem incentivos dos programas desenvolvidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural. A partir da próxima quarta-feira (3), o Caminhão do Peixe seguirá o cronograma de comercialização nos bairros e vilas de Santa Maria. O Caminhão do Peixe é uma iniciativa da Prefeitura de Santa Maria, coordenado pela Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural.

Atendimento de saúde
A Prefeitura de Santa Maria também estará presente na Expofeira promovendo ações de em saúde, como medição arterial, teste de glicose, confecção do Cartão SUS e distribuição de fôlderes com programas da Secretaria de Município da Saúde, além de orientações sobre prevenção à dengue. As equipes da Prefeitura estão atendendo em local instalado próximo à pista de remates do Centro de Eventos da UFSM.

Texto: Guilherme Bicca e Fabricio Minussi
Foto: João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial