Notícias

21/12/2011 21/12/2011 16h28m

IPTU 2012: desconto para o contribuinte adimplente com o fisco pode chegar até 20%


A Prefeitura Municipal de Santa Maria alerta os contribuintes considerados “bons pagadores”, aqueles que mantêm suas contas em dia com o fisco municipal, que fiquem atentos. Pelo segundo ano consecutivo a administração municipal irá oferecer descontos de até 20% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), através do Prêmio Adimplência. Desde o início de dezembro as guias para pagamentos já estão disponíveis no site da prefeitura (www.santamaria.rs.gov.br), no link serviços online/emissão de tributos. Já os 126 mil carnês do imposto, que são emitidos pelo Banco do Brasil (que mantêm convênio com a Prefeitura), começam a ser entregues aos contribuintes a partir do dia 26 deste mês.

Para o exercício 2012 o reajuste do IPTU foi estabelecido em 6,96%, referente a atualização do índice acumulado do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do período de novembro de 2010 a outubro de 2011. O IPTU 2012 poderá ser pago em até 12 vezes, sendo que a primeira parcela deverá ser quitada até o dia 16 de janeiro. As parcelas restantes deverão ser quitadas entre os dias 10 e 12 de cada mês. Mas quem pagar o imposto em cota única, até o dia 16 de janeiro de 2012, poderá se beneficiar de um desconto de até 20% (confira opções de pagamento abaixo).

A Secretaria de Finanças orienta as pessoas para que não deixem o pagamento das parcelas para o prazo final. O edital com as datas e as condições de parcelamento do IPTU está disponível para consulta no site do Executivo municipal (www.santamaria.rs.gov.br).

Com arrecadação estimada em cerca de R$ 17 milhões, o Imposto Predial e Territorial Urbano de 2012 deverá superar esta marca. A previsão leva em conta os números do período de janeiro a setembro deste ano, quando a prefeitura já arrecadou R$ 16,3 milhões. E esses valores devem se intensificar a partir de janeiro, quando os contribuintes já terão em mãos os carnês atualizados do Imposto.

Prêmio Adimplência benefício para os bons pagadores

Além do desconto por antecipação, que varia de 3% a 5%, também será concedido o Prêmio Adimplência, com incentivos entre 10% a 15%. Podem usufruir dos descontos ampliados os contribuintes que nos anos anteriores quitaram o imposto, em cota única, ou mesmo parcelado, dentro do prazo. A vantagem de valorizar o “bom pagador”, reforça a titular da pasta das Finanças, Ana Beatriz Barros, é que estes estão contribuindo para a realização das obras que são necessárias para a cidade.

Os incentivos à adimplência não incidem sobre o valor da taxa de coleta de lixo e sobre a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública.

Escola a melhor maneira de pagar o IPTU 2012:

1-Primeira cota única- vencimento até o dia 16 de janeiro de 2012, com desconto antecipação de 5% mais Prêmio Adimplência:
-Prêmio adimplência de 15%- para aquele contribuinte que pagou o IPTU em dia, em cota única, nos últimos dois anos. Total do desconto: 20%
-Prêmio Adimplência de 10%- para quem pagou o IPTU em dia nos últimos dois anos, de forma parcelada. Total do desconto: 15%

2-Segunda cota única- vencimento até o dia 12 de março de 2012, com desconto de antecipação de 3% mais Prêmio Adimplência:
-Prêmio adimplência: 15% para o contribuinte que pagou o IPTU em dia, em cota única, nos últimos dois anos. Total do desconto: 18%
-Prêmio Adimplência de 10%- para quem pagou o IPTU em dia nos últimos dois anos, de forma parcelada. Total do desconto: 13%

3- Pagamento parcelado em até 12 parcelas mensais com vencimento da primeira parcela até o dia 16 de janeiro (as restantes, o vencimento será entre os dias 10 e 12 de cada mês)
-Prêmio Adimplência de 10% mais desconto de antecipação de 5%. Total do desconto: 15%

4-Pagamento parcelado em até 12 parcelas mensais com vencimento da primeira parcela até o dia 12 de março
-Prêmio Adimplência de 10% mais desconto de antecipação de 3%. Total do desconto: 13%

Guias para pagamento:

-Para pagamento do imposto, o contribuinte poderá optar por débito em conta corrente nos bancos autorizados pelo município, diretamente na agência bancária
-Recebimento do carnê nas residências a partir do dia 26 de dezembro
-Emissão da guia pela internet no site da Prefeitura (www.santamaria.rs.gov.br), em Serviços Online
-Informações: Centro de Administrativo Municipal (CAM)- Rua Venâncio Aires, 2277
Locais para pagamento:
- Banco do Brasil, Caixa Federal e Agências Lotéricas cadastradas; Banrisul e conveniados

Texto: Jorn. Vera Jacques
Foto: Arquivo
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial