Inicial > Notícias > Feira da Gare: público atendeu ao...

Notícias

20/11/2011 20/11/2011 23h04m

Feira da Gare: público atendeu ao chamado e foi prestigiar a retomada do encontro de artesãos


A partir de agora, Feira da Gare acontecerá todos os domingos, das 13h às  19h

Este domingo (20) reforçou a Gare como um espaço permanente de lazer e cultura para os santa-marienses. A Feira da Gare, que reuniu cerca de 80 artesãos locais, recebeu muitas pessoas que foram prestigiar o trabalho dos artistas. A Feira é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, através do Gabinete do Prefeito. Um dos coordenadores do evento, o diretor de Gabinete Rogério de Assis Brasil afirmou que a ideia é que a Feira seja realizada todos os domingos. “A proposta do prefeito Schirmer é fomentar a cultura e disseminar a ideia da venda e da troca, não só de artefatos, como também de experiências”, afirma Brasil. Também na coordenação das atividades, Terezinha Venturini, ressaltou que esta é apenas a primeira Feira e que o dia serviu para marcar o lugar de cada um dos expositores e mostrar o espaço para a comunidade. “Hoje foi um dia para as pessoas se conhecerem e trocarem experiências” destacou Terezinha.

 

O artesão Rafael Xhabiarras Brum, mais conhecido como Tinta, trabalha com a técnica de stencil e contou que já participou da Feira de Múltiplas Artes, outra atividade da Prefeitura de Santa Maria na área da cultura. Ele espera que a Feira da Gare também se firme como um espaço para os artesãos da cidade. “Embora seja apenas a primeira edição e ainda haja muito que fazer, essa Feira tem tudo para dar certo”, afirma o artista. A  recicladora e artesã, Carmem Machado, faz arte com o reaproveitamento de materiais reciclados e considera a Feira uma ótima oportunidade para mostrar seu trabalho. “Achei este espaço muito bom”, afirma. Carmem faz parte do Projeto “Catando Cidadania” e foi uma das voluntárias na confecção dos ornamentos que estão enfeitando o natal da cidade. Carmem já participou de feiras na Argentina, Uruguai e, há cinco anos, também esteve na França com o projeto.


O prefeito Cezar Schirmer valoriza a iniciativa e pede que os artesãos levem à frente a Feira da Gare. “Queremos tornar a Gare em um espaço de lazer aos finais de semana”, afirma o chefe do Executivo. Com o tempo, a ideia é agregar diferentes manifestações artísticas à Feira, como música e grupos de dança. Na ocasião, além de apreciar as novidades em cada uma das bancas, o prefeito reviu amigos e conversou com a comunidade, que não poupou elogios à decoração de Natal e a retomada da Feira da Gare. A Feira acontece todos os domingos e é aberta ao público das 13h as 19h.
 

Texto: Nathale Cadaval Kraetzig

Fotos: Maria Luiza Guerra

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial