Notícias
13/05/2025 13/05/2025 17h31m
Prefeitura realiza blitz educativa com simulação de atropelamento de pedestre na faixa de segurança

Cenário de acidente que teria vitimado um pedestre foi simulado para conscientizar motoristas
Em alusão ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, realizou, na manhã desta terça-feira (13), uma atividade educativa para motoristas na Avenida Walter Jobim, no Bairro Juscelino Kubitschek. A ação contou com uma simulação de atropelamento, representando um pedestre como vítima na faixa de segurança.
“Com o intuito de promover a reflexão sobre a importância da vida, a simulação do sinistro ocorre por meio de uma blitz educativa. Acreditamos que um trânsito mais humanizado é o caminho para preservar vidas. Nosso trabalho na Educação para o Trânsito ocorre durante todo o ano, visando conscientizar e sensibilizar tanto condutores quanto pedestres”, declarou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.
O cenário montado envolveu um manequim de estatura mediana, coberto por uma manta térmica, simulando um corpo em estado de óbito poucos metros após a faixa de segurança. Nas proximidades, viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP), bem como um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar.
Os motoristas que trafegavam no sentido bairro-centro encontraram a simulação e, logo em seguida, foram orientados a parar na blitz educativa. Nessa abordagem, agentes dos órgãos participantes forneceram orientações e distribuíram materiais da campanha Maio Amarelo, como flyers informativos e lixeiras veiculares. Aproximadamente 120 veículos foram abordados.
A iniciativa faz parte das atividades alusivas ao Maio Amarelo, movimento criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, no Brasil, em 2014. A campanha visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Neste ano, o tema é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.
“É uma situação que chama atenção e impacta os motoristas, pois é uma cena realística que ilustra um atropelamento causado por excesso de velocidade. Com isso, buscamos a mudança de comportamento e a conscientização por parte dos motoristas e também dos pedestres, de toda a comunidade”, conta Lucimar Garcia de Sá, coordenadora de Educação para o Trânsito e gestora do Programa Vida no Trânsito (PVT).
Segundo dados do PVT, somente em 2024, 12 pessoas morreram e 88 ficaram feridas em decorrência de atropelamento em Santa Maria. A iniciativa contou com a participação de agentes de trânsito e da Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Corpo de Bombeiro Militar e Instituto-Geral de Perícias, Centro de Formação de Condutores (CFC) Ativa, Viacentro e Padre Reus.
PROGRAMA VIDA NO TRÂNSITO
O Programa Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa nacional que promove um trabalho conjunto entre os diversos setores ligados ao trânsito. O PVT é coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Em Santa Maria, foi instituído pelo Decreto Executivo nº 7/2020 e é mantido pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
O principal objetivo do PVT é o fortalecimento das políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito e a promoção de intervenções efetivas de segurança no trânsito. O programa analisa os fatores causadores e influenciadores de acidentes fatais. A partir da análise dos acidentes, são desenvolvidas ações educativas para os públicos mais suscetíveis a acidentes. Os dados do programa são obtidos com apoio de diversos órgãos de segurança, hospitais e centros de formação de condutores.
MAIO AMARELO | PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (15), das 16h30min às 17h30min
• Blitz educativa na Avenida Paulo Lauda (Bairro Tancredo Neves)
Sábado (17), 10h às 16h
• Escolinha Itinerante do Trânsito e estande no evento de aniversário de Santa Maria
Terça-feira (20), 16h30min às 17h30min
• Blitz educativa na Avenida Maranhão (Bairro Pinheiro Machado), próximo ao mercado Beltrame
Quarta-feira (21), 9h30min às 10h30min
• Blitz educativa na Rua Pinheiro Machado (Bairro Centro), próximo ao HCAA
Sexta-feira (23), 10h às 11h
• Blitz educativa na Avenida Medianeira, próximo ao Parque da Medianeira
Sexta-feira (30), 10h às 11h
• Simulação de sinistro e blitz educativa na Avenida Helvio Basso, próximo ao retorno sentido centro-bairro
Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: João Alves (MTb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria