Notícias

29/09/2011 29/09/2011 17h44m

Diretor da Hyundai esteve em SM nesta quinta (29). Cidade reforça interesse por fábrica de elevadores


Prefeito recepciona diretor da Hyundai no Aeroporto de Camobi/Foto: fabrício Minussi

“Santa Maria está no páreo”. Com essa declaração o diretor da coreana Hyundai, Victor Park, encerrou uma agenda de aproximadamente cinco horas, nesta quinta-feira (29), em Santa Maria, sob a mais absoluta reserva. O representante da empresa que anunciou a construção de uma fábrica de elevadores no Rio Grande do Sul foi recepcionado às 9h30 no Aeroporto de Camobi pelo prefeito Cezar Schirmer, o secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, o diretor geral de Gabinete,Rogério Assis Brasil, e o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Vilson Serro.

Victor Park chegou num vôo fretado, acompanhado do superintendente da ADESM, Diogo De Gregori. A agenda do diretor da Hyundai prosseguiu até às 14h, quando Victor Park embarcou novamente em vôo fretado para Porto Alegre levando na bagagem a certeza de que Santa Maria quer receber os investimentos da gigante coreana, que busca no Sul do Brasil oportunidade de expandir seus negócios na América Latina. Antes de desembarcar em Santa Maria Victor Park sobrevoou a cidade, com ênfase para a área do Distrito Industrial (DI).

A primeira reunião da comitiva, liderada pelo prefeito, ocorreu no gabinete do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Felipe Müller. Na presença do vice-reitor Dalvan Reinert, pró-reitores e pesquisadores, Victor Park foi municiado de uma série de informações relacionadas à formação de mão de obra específica nas áreas de engenharia e tecnologia.

O coreano também solicitou ao prefeito Schirmer e ao reitor Müller informações relacionadas a programas de assistência estudantil e absorção da mão de obra formada pela UFSM. Da mesma forma o emissário da Hyundai recebeu dados sobre os programas de graduação e pós-graduação desenvolvidos pela instituição. Victor Park demonstrou interesse pelos cursos técnicos oferecidos na cidade, tanto pela UFSM como pela municipalidade.

A segunda agenda da comitiva foi uma visita ao Distrito Industrial (DI). Victor Park fez questão de conhecer de perto o projeto e as obras do Santa Maria Tecnoparque. Em seguida, a comitiva seguiu pela BR 287 em direção a São Pedro do Sul. Durante o trajeto o diretor da Hyundai conheceu a área de 20 hectares adquirida pela alemã Krauss Maffei Wegmann (KMW), onde será erguida uma unidade da gigante fabricante de equipamentos bélicos com ênfase à manutenção dos blindados Leopard, recentemente adquiridos pelo Exército Brasileiro (EB).

O representante da empresa coreana também faz questão de conhecer algumas das principais obras em andamento na cidade, especialmente, a de recuperação do Centro Histórico, como as revitalizações da Vila Belga e da Avenida Rio Branco. A agenda encerrou pouco antes das 14h, com um almoço no reservado da Churrascaria Bovinus.

Participaram do encontro que encerrou a agenda do diretor da Hyundai na cidade, além da comitiva liderada pelo prefeito Schirmer, a reitora do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Irmã Irani Rupolo, o coordenador de Extensão da Ulbra, Gilfredo Castagna, o diretor da Escola de Aprendizagem Industrial (EMAI), Paulo Roberto Rodrigues, o secretário de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Cezar Gehm, representantes da Associação Distrito Vivo, Santa Maria Tecnoparque, ADESM, Santa Maria Design House e entidades de classe.

A confirmação de que a Hyundai irá construir uma fábrica de elevadores no Rio Grande do Sul ocorreu no dia 30 de maio, durante agenda de prospecção de uma missão gaúcha à Coréia do Sul, formada por cerca de 70 empresários, agentes políticos e dirigentes municipais, entre eles, o chefe do Executivo santa-mariense. Schirmer viajou ao oriente a convite do governador Tarso Genro.

“A vinda do diretor da Hyundai à Santa Maria é uma resposta ao convite que fizemos aos coreanos para que conhecessem Santa Maria antes de decidirem em que local farão seus investimentos. De lá para cá, realizamos uma série de articulações, mostrando a cidade, sua capacidade de gerar conhecimento, infraestrutura, logística, redes de informação, qualidade de vida, economia e os incentivos concedidos por lei para atração de grandes investimentos como os projetados pela Hyundai”, disse o prefeito, durante a visita ao Santa Maria Tecnoparque, na manhã desta quinta-feira.

Schirmer fez questão de reforçar que as decisão do local onde será feito o investimento depende única e exclusivamente da direção da Hyundai. “Fizemos a nossa parte e conseguimos causar uma boa impressão aos investidores. Agora é aguardar o resultado, mas o importante é que Santa Maria se insere de forma definitiva no roteiro de grandes investimentos. Estamos mostrando que a cidade possui condições de oferecer diferenciais competitivos que interessam a estes investidores”, disse Schirmer.

Já o diretor da Hyundai disse que pediu ao prefeito algumas informações adicionais sobre a cidade para serem apresentadas aos investidores na Coréia do Sul. “Estou bastante impressionado com a receptividade que tivemos em Santa Maria e com a disposição da cidade em receber os investimentos. Vamos analisar todas as situações para definirmos a melhor alternativa e Santa Maria é uma delas. Eu vi que vocês estão preparados e qualificados para receber não somente uma Hyundai, mas qualquer outro investimento industrial”, disse Victor Park.

 

Texto e fotos: Fabrício Minussi
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial