Notícias

02/12/2022 05/12/2022 14h59m

Confraternização marca nova sede do Santa Maria Acolhe, que recebe pessoas atendidas pela Prefeitura


Marcelo Oliveira/PMSM

Ato marcou a inauguração oficial do local, que desde outubro já atendeu 700 pessoas

Balões, mudas de suculentas, salgadinhos e refrigerante foram carinhosamente organizados pela equipe do Santa Maria Acolhe para receber as pessoas que buscam atendimento psicológico por meio da iniciativa, na manhã desta sexta-feira (2). A festa de confraternização foi pensada para marcar a inauguração oficial da nova sede do programa, que já funciona neste endereço desde outubro, tendo realizado mais de 700 atendimentos

A nova sede fica na Rua Conrado Hoffmann, 277, onde estava o Centro de Referência Municipal da Covid-19. O prefeito Jorge Pozzobom esteve presente, acompanhado da secretária adjunta de saúde, Ana Paula Seeger, do chefe de gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, do coordenador do Acolhe, o psicanalista Volnei Dassoler, da coordenadora da Política de Atenção Psicossocial do Município, Claudia Pinto Machado Melo, e do presidente da AVTSM, Gabriel Barros.

Antes dos discursos, Pozzobom ouviu relatos de pessoas que buscam ajuda no Acolhe e também da equipe sobre o importante apoio da Prefeitura em manter o local funcionando. Muito emocionado, o Prefeito agradeceu à equipe da Secretaria de Saúde.

“Nada acontece sem uma grande equipe, e esse local é prova disso. Não podemos parar de cuidar das pessoas, e essa nova sede é um símbolo de que estamos juntos buscando oferecer atendimento psicológico para a população. Também é símbolo de que nós nunca vamos dar as costas para a tragédia da Kiss e atender quem precisa. Nesta casa nós já salvamos muitas vidas durante a pandemia e agora ela vamos seguir salvando”, declarou.

O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto nas quartas-feiras à tarde. Os acolhimentos iniciais, da primeira procura pelo serviço, são realizados preferencialmente no período da manhã, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. 

NOVA SEDE

A casa nova do Acolhe é um espaço mais amplo, com uma sala de recepção, uma sala de ambiência, uma sala de acolhimento, três salas de atendimento médico e psicossocial e uma sala para grupos e oficinas. Também há um espaço aberto onde futuramente será construído um jardim terapêutico coletivo. A equipe que atende no Acolhe montou também um brechó com roupas a preços sociais para que a população possa adquirir ou mesmo trocar por outras peças de vestuário. Interessados em doar roupas em bom estado para ajudar no brechó podem entregar na sede do Acolhe.

SANTA MARIA ACOLHE

O Acolhe é um serviço de referência para população acima de 12 anos que esteja em sofrimento psíquico agudo em decorrência de situações de natureza traumática, problemáticas suicidas e luto. Essa população é encaminhada pelas unidades de Atenção Básica e prontos-atendimentos municipais. 

Criado em 2013 para atender às vítimas diretas e indiretas do incêndio na Boate Kiss, como Acolhe Saúde, o Santa Maria Acolhe funciona desde 2018 atendendo casos de crise subjetiva relacionadas ao comportamento suicida (ideação suicida, plano suicida, tentativas de suicídio). Os atendimentos são voltados para as pessoas a partir de 12 anos que acessaram os serviços de Urgência e Emergência do Município (por meio da Unidade de Pronto Atendimento – UPA; dos Pronto Atendimentos do Patronato ou da Tancredo Neves) e os serviços da Rede Básica de Saúde e da Rede Intersetorial e que não possuem vinculação com serviço de saúde mental de referência.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Fotos: Marcelo Oliveira e Ariéli Ziegler/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial