Notícias

30/11/2022 30/11/2022 10h12m

Prefeitura passa a realizar pequenos procedimentos na Estratégia de Saúde da Família São José


Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura

Correção de pequenas cicatrizes, extração de verrugas, pequenas biópsias entre outros atendimentos não serão mais encaminhados a ambulatórios hospitalares da cidade

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, passa a atender pacientes para a realização de pequenos procedimentos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) São José, no Bairro São José (veja lista abaixo). A oferta destes serviços tem como objetivo melhorar o atendimento à população que, dependendo do procedimento, precisava ser encaminhada a hospitais da cidade. Com estes procedimentos feitos na ESF, o tempo de espera dos pacientes reduz consideravelmente.

“Antes, estes procedimentos eram feitos em ambulatórios, em hospitais da cidade. O paciente vinha até a ESF, víamos a necessidade de um pequeno procedimento, fazíamos o encaminhamento para o ambulatório e o paciente aguardava novo atendimento. Agora, com este atendimento direto na ESF, a partir da consulta já verificamos se o paciente precisa de pequenas biópsias, ou retirada de verrugas e outros. Isto vai otimizar muito os atendidos”, explica o médico da ESF São José, Luiz Felipe Carli.

A ESF São José tem expediente de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h. Os pacientes devem pegar ficha para consulta, momento no qual será avaliada se há necessidade de pequenos procedimentos. Caso seja preciso, o médico atendente vai marcar data e horário para que o procedimento seja feito. Contudo, caso a avaliação médica perceba a necessidade de encaminhamento do paciente a um ambulatório, a solicitação será feita.

Pequenos procedimentos:
- Ressecção de lesões cutâneas
- Ressecção de tumores de pele
- Correção de pequenas cicatrizes
- Exerese de verrugas
- Biópsia de lesões cutâneas 
- Exérese de lipoma
- Cantoplastia (correção de unha encravada)
- Entre outros, conforme avaliação do médico

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial