Notícias

29/11/2022

Em nova sede, Santa Maria Acolhe já atendeu mais de 700 pessoas desde o mês de outubro


Nesta sexta-feira (2), ato inaugura local oficialmente com apresentação da sede, confraternização com os usuários do serviço e abertura de brechó social

Desde 2018, o Santa Maria Acolhe auxilia pessoas com necessidade de atendimento psicossocial. Desde 11 de outubro, o serviço funciona na Rua Conrado Hoffmann, 277, onde estava o Centro de Referência Municipal da Covid-19. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto nas quartas-feiras à tarde. Na manhã desta sexta-feira (2), às 9h, ocorre atividade oficial de inauguração com confraternização com os usuários do serviço e abertura de brechó social.

A casa nova do Acolhe é um espaço mais amplo, com uma sala de recepção, uma sala de ambiência, uma sala de acolhimento, três salas de atendimento médico e psicossocial e uma sala para grupos e oficinas. Também há um espaço aberto onde futuramente será construído um jardim terapêutico coletivo. A equipe que atende no Acolhe montou também um brechó com roupas a preços sociais para que a população possa adquirir ou mesmo trocar por outras peças de vestuário. Interessados em doar roupas em bom estado para ajudar no brechó podem entregar na sede do Acolhe.

Segundo o psicanalista Volnei Dassoler, coordenador do serviço, o novo espaço veio para melhorar o atendimento à população. Desde a mudança, já foram realizados mais de 700 atendimentos em saúde mental de diferentes especialistas.

“A mudança para a nova sede permitiu ao serviço oferecer um espaço mais amplo e confortável de acolhimento e atendimento aos usuários e à equipe, modalidade coerente aos princípios do SUS de tratamento humanizado e tecnicamente qualificado. Houve uma melhora sensível neste aspecto e novos ajustes e aprimoramentos estão sendo acordados com a gestão municipal”, explica.

Segundo a psicóloga Sabrina Ludwig, que integra a equipe de atendimento, os acolhimentos iniciais, da primeira procura pelo serviço, são realizados no período da manhã, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. 

“Oferecemos atendimentos psicossociais e multiprofissionais, por uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeira, agente administrativa, agente em portaria e consultas médicas psiquiátricas. Também realizamos atividades de grupos e oficinas terapêuticas. A equipe também realiza ações de matriciamento com as equipes de atenção básica do município”, explica.

SANTA MARIA ACOLHE

O Acolhe é um serviço de referência para população acima de 12 anos que esteja em sofrimento psíquico agudo em decorrência de situações de natureza traumática, problemáticas suicidas e luto. Essa população é encaminhada pelas unidades de Atenção Básica e prontos-atendimentos municipais. 

Criado em 2013 para atender às vítimas diretas e indiretas do incêndio na Boate Kiss, como Acolhe Saúde, o Santa Maria Acolhe funciona desde 2018 atendendo casos de crise subjetiva relacionadas ao comportamento suicida (ideação suicida, plano suicida, tentativas de suicídio). Os atendimentos são voltados para as pessoas a partir de 12 anos que acessaram os serviços de Urgência e Emergência do Município (por meio da Unidade de Pronto Atendimento – UPA; dos Pronto Atendimentos do Patronato ou da Tancredo Neves) e os serviços da Rede Básica de Saúde e da Rede Intersetorial e que não possuem vinculação com serviço de saúde mental de referência.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial