Notícias

25/11/2022

Novo semáforo é instalado no cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas


Equipamento está ligado no amarelo intermitente para alertar os motoristas, pedestres e ciclistas. O funcionamento convencional está previsto para iniciar na tarde deste sábado (26)

Uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalhou na revitalização dos sinais horizontal e vertical no cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas, no Bairro Medianeira, na manhã desta sexta-feira (25). No local, um novo conjunto semafórico foi instalado nesta quinta-feira (24). O equipamento está ligado no amarelo intermitente para alertar os motoristas, pedestres e ciclistas. O funcionamento convencional está previsto para iniciar na tarde deste sábado (26).

O novo semáforo irá operar em dois tempos. Com a mudança, os motoristas que trafegam no sentido Bairro-Centro poderão seguir pela Avenida Medianeira, converter à esquerda em direção à Rua Visconde de Pelotas ou fazer o contorno na Avenida Medianeira. Já para quem trafega no sentido Centro-Bairro, poderá seguir pela avenida ou converter à direita na Visconde de Pelotas. O equipamento instalado foi adquirido com recurso da Prefeitura. 

O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, explica que essa mudança no trânsito é importante e muito necessária pois, o novo semáforo fica próximo à Escola Medianeira e de estabelecimentos comerciais. Além disso, a Avenida Medianeira é uma via por onde circulam centenas de veículos todos os dias.

“Todas as mudanças que estamos fazendo é para melhorar a mobilidade urbana de Santa Maria. Isso ocorre a partir da constatação do Setor de Engenharia de Tráfego da Secretaria, que realiza estudos periódicos para verificar a necessidade da instalação de equipamentos nas vias mais movimentadas. Tudo isso, pensando principalmente na segurança das pessoas, ter um melhor ordenamento e facilitar o fluxo de veículos”, lembra o secretário Ponsi

Novos equipamentos

Outro conjunto semafórico deve começar a operar em breve. Uma equipe da secretaria já fez a implantação de braços semafóricos na Rua Duque de Caxias com a Rua Tamanday (a instalação é uma contrapartida da ampliação da Fadisma). Recentemente, a Secretaria de Mobilidade Urbana colocou em operação outros conjuntos semafóricos nas vias urbanas de Santa Maria. Desde o dia 12 de novembro, um novo semáforo está em funcionamento no cruzamento da Rua Silva Jardim com a Rua Serafim Valandro, no Bairro Rosário.

Já outro conjunto semafórico está em funcionamento desde o dia 5 de novembro, no cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Appel. No dia 14 de outubro, foram instalados dois conjuntos semafóricos nos seguintes locais: no cruzamento da Avenida Borges de Medeiros com as ruas Fernandes Vieira e Inspetor Goulart, no Bairro Divina Providência, com quatro tempos; o outro equipamento está em operação na Rua Ernesto Beck com a Avenida Liberdade, no Bairro Passo D’Areia, e tem três tempos.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial