Inicial > Notícias > Prefeitura conclui reuniões públicas que ouviram...

Notícias

23/11/2022 23/11/2022 22h51m

Prefeitura conclui reuniões públicas que ouviram população sobre a licitação do transporte público


Encontro com moradores do Bairro Tancredo Neves ocorreu na noite desta quarta-feira (23)

A sede da Associação Comunitária do Bairro Tancredo Neves recebeu cerca de 60 pessoas na noite desta quarta-feira (23) na última reunião pública sobre a licitação do transporte público de Santa Maria. O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, acompanhado do chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, apresentou o planejamento que está sendo feito para a licitação e ouviu integrantes da comunidade moradora do bairro. Representando o legislativo municipal esteve o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira (PT).

Antes de iniciar a apresentação, Orion Ponsi reforçou a importância dos 12 encontros realizados para conversar com a população santa-mariense sobre o transporte público.

“Estivemos em todas as regiões da cidade e, hoje, finalizamos esse trabalho de reuniões comunitárias, aproximando a prefeitura da comunidade. Tratamos de ter contato direto com a população para compor esse processo licitatório da melhor forma para quem utiliza o transporte público. Levamos a informação e ouvimos as demandas. Agora, daremos segmento na construção desse instrumento inédito no Município”, afirmou.

O próximo passo será uma audiência pública, de caráter formal, em dia, horário e local a serem definidos. Em princípio, a audiência pública ocorreria nesta quinta-feira (24), na Praça Saldanha Marinho. Porém, a iniciativa foi cancelada devido a ser no mesmo dia do jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, o que pode comprometer a participação popular. Uma nova nova data será divulgada posteriormente.

Após a fala do secretário foi dada a palavra aos 15 inscritos a fazerem colocações e perguntas sobre o que está sendo planejado. Grande parte das reivindicações foi sobre a falta de horários de ônibus em horários noturnos que fazem o trajeto Centro-Bairro.

O presidente da Associação Comunitária da Tancredo Neves, Ubirajara dos Santos, falou sobre problemas que usuários de ônibus têm em relação a horários de trabalho noturno que acabam ficando sem o serviço.

“É importante estarmos aqui para falar sobre esse tema. Que bom que temos vários representantes do nosso bairro aqui ouvindo e falando sobre nossas necessidades. Quem sabe o que é preciso e necessário é quem usa o ônibus. Hoje, temos cerca de 35 mil moradores aqui no Tancredo Neves. Com o tempo, o bairro cresceu e precisamos que o serviço aumente também.Temos demanda de ônibus na parte da noite, pois as pessoas que trabalham no centro muitas vezes precisam vir com carro de aplicativo”, falou.

O QUE A LICITAÇÃO VAI EXIGIR?

Entre as informações apresentadas, está o número de linhas, no total de 20, a unificação das tarifas urbanas e distritais (não haverá mais diferença de preço entre os ônibus das zonas urbanas e rurais), a quantidade de ônibus que terão ar-condicionado, prevista em 30% da frota, a idade média dos ônibus, que será de 8 anos, e a quantidade de cobradores exigidos: de 25% a 28% dos ônibus, nas linhas mais demandadas e nos horários de pico.
 
As novas tecnologias também foram tema da apresentação. A empresa vencedora do processo precisará aceitar cartões de crédito e de débito, bem como QR Code, para pagamento da passagem. Ao mesmo tempo, os ônibus terão câmeras de videomonitoramento interno, para maior segurança aos passageiros. E o que é bastante aguardado pelos usuários, um novo aplicativo para acompanhamento dos horários dos ônibus, também constará no contrato. Todas as tecnologias estarão interligadas no chamado Centro de Controle Operacional (CCO) no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria, na Avenida Nossa Senhora Medianeira.
 
O novo contrato tem previsão de duração de 10 anos e prevê a realização periódica de pesquisas de opinião sobre a qualidade do serviço. Após o término de todos os encontros com a comunidade, a licitação será enviada pela Prefeitura ao Tribunal de Contas para, posteriormente, ocorrer a sua publicação. 
 
Além do processo licitatório, a Prefeitura fará outros investimentos na infraestrutura do transporte coletivo, entre elas a construção de um novo terminal de embarque e desembarque na Avenida Rio Branco e a instalação de corredores de preferenciais para ônibus nas ruas Riachuelo e André Marques e na Avenida Presidente Vargas e o início das tratativas para fazer o mesmo na RSC-287, a Faixa Nova de Camobi, e na ERS-509, na Faixa Velha de Camobi, vias que não são de domínio do Município.
 
Veja aqui a apresentação completa
 
Saiba aqui mais informações sobre o Transporte Transparente

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Fotos: 
Guilherme Brum/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial